Page 1

INFORMAÇÃO TÉCNICO - COMERCIAL Weidmüller – Sistemas de Interface, S.A. Tel.: +351 214 459 191 · Fax: +351 214 455 871 weidmuller@weidmuller.pt · www.weidmuller.pt

ELEVADA DENSIDADE FUNCIONAL EM POUCO ESPAÇO Com o ACT20M – a nova geração de conversores de sinais analógicos – a Weidmüller começa por fazer uma multiplicação de sinal com alimentação de sensor em apenas 6 mm de largura. Adicionam-se aqui inúmeras outras funções no mais pequeno espaço.

Os conversores de sinais aplicam-se na automação de processos, bem como na montagem de máquinas e sistemas sempre que se pretender medir ou monitorizar parâmetros como a temperatura, a pressão, o nível de enchimento, os caudais, o peso ou a velocidade dentro de um processo contínuo de produção.

“As soluções tradicionais concretizam a alimentação de sensor com três ligações: uma entrada, uma saída passiva e uma saída activa. Nos nossos módulos ACT20M, a alimentação de sensor pode ser ligada ou desligada através de DIP Switches. Deste modo, poupa-se uma ligação, o que permite oferecer esta funcionalidade numa largura de apenas 6 mm.”

Os sinais do processo que chegam do campo para o quadro eléctrico, têm de ser separados galvanicamente para proteger o comando contra impulsos eléctricos de interferências e têm de ser, em parte, transformados para efeitos de tratamento. Isto inclui a transformação de sinais de temperatura, como RTD ou TC, e sinais de norma DC padrão, por exemplo 4-20 mA. Em muitas aplicações é ainda necessário reproduzir sinais analógicos para, por exemplo, poder enviar o mesmo sinal simultaneamente a um comando e a uma indicação. Além disso, os aparelhos de campo que não dispõem de uma alimentação eléctrica própria são alimentados através da alimentação do sensor, por meio de conversores de sinais analógicos. Isto poupa custos e garante simultaneamente uma elevada segurança do processo. Todos estes requisitos são cumpridos pela Weidmüller com a sua vasta proposta de conversores de sinais analógicos, que foi ainda mais enriquecida pelo ACT20M.

Através de duas saídas paralelas, os conversores de sinais ACT20M podem enviar os seus valores simultaneamente ao comando e a um indicador. O sistema de comando continua a funcionar, deste modo, ininterruptamente, enquanto o utilizador tem uma leitura total dos valores dos sinais visualizados. Num conversor de sinal com apenas 6 mm de largura, esta é uma função única.

ALIMENTAÇÃO DE SENSOR E MULTIPLICAÇÃO DE SINAL EM 6 MM DE LARGURA “A nossa família de produtos ACT20M compreende separadores passivos de 1 e 2 canais, conversores de sinais de temperatura universais e amplificadores separadores DC, bem como duplicadores de sinal. Oito ligações possibilitam funcionalidades adicionais, como por exemplo a reprodução de sinais com alimentação de sensor”, afirmou Alexander Lucke, Gestor de Produtos da Weidmüller. Figura 2 · Com um máximo de dois canais com 6 mm de largura, o ACT20M consegue poupar espaço no quadro eléctrico.

FÁCIL CONFIGURAÇÃO, INTELIGENTE ALIMENTAÇÃO DE TENSÃO “Em função da multiplicidade de função dos respectivos produtos ACT20M, os utilizadores configuram os seus módulos de uma forma cómoda através de switches DIP ou através do software FDT/DTM”, explicou Lucke.

Figura 1 · O ACT20M envia, através de duas saídas paralelas, os mesmos valores de sinais, por exemplo simultaneamente para um comando e para um indicador.

[74] robótica

“Apostamos em todos os nossos componentes electrónicos de software configurável na tecnologia FDT (Field-Device-Tool) e oferecemos com o gestor WI, tanto uma aplicação básica FDT própria, como também DTMs (Device Type Manager) para todos os aparelhos relevantes. Os DTMs permitem, para além de uma configuração cómoda de cada um dos aparelhos, também a avaliação de dados de medição e de diagnóstico. Além disso, o DTM permite identificar claramente um aparelho ligado.”

Elevada densidade funcional em pouco espaço  

Autor: Weidmüller, Sistemas de Interface, S.A; Revista: robótica nº83

Elevada densidade funcional em pouco espaço  

Autor: Weidmüller, Sistemas de Interface, S.A; Revista: robótica nº83

Advertisement