Page 1

INFORMAÇÃO TÉCNICO-COMERCIAL Weidmüller – Sistemas de Interface, S.A. Tel.: +351 214 459 191 · Fax: +351 214 455 871 weidmuller@weidmuller.pt · www.weidmuller.pt

ROBOTS REAJUSTADOS COM TECNOLOGIA WIRELESS A IRMATO recorre muitas vezes a robots usados para as suas soluções de automação. Estes robots em segunda-mão têm de ser reajustados para serem preparados para a sua nova tarefa. Este processo foi bastante simplificado com a utilização dos módulos wireless (sem fios) IP67 da Weidmüller para as transmissões dos sinais. Os módulos da Weidmüller baseiam-se no sistema SAI Active Remote I/0.

O Grupo IRMATO é uma empresa de engenharia e consultoria multidisciplinar que trabalha com equipamento industrial e profissional. A IRMATO presta apoio nas mais diversas áreas, desde a engenharia à gestão e execução de projectos. Uma das especialidades da IRMATO é a utilização de robots na implementação de soluções de automação. Os robots são o centro das unidades de produção e a sua versatilidade permite uma aplicação em todos os tipos de produção. Nas suas funções como empresa para a integração de sistemas e prestação de serviços, a IRMATO utiliza robots novos e usados. O recurso deste Grupo a robots usados mas em bom estado de conservação é muito comum. Estes podem já ter sido descontinuados em aplicações onde é necessário um constante e rápido ciclo de actualização. A IRMATO faz parte de uma rede global de fornecedores de robótica; deste modo é possível localizar e instalar um robot de acordo com as especificações exactas dos seus clientes. O Grupo IRMATO possui um centro especializado em reajustamento de robots. Ali, eles podem ser limpos, reparados se necessário e depois inspeccionados de acordo com uma lista de verificação predefinida.

POUPAR TEMPO E DINHEIRO COM A TRANSMISSÃO SEM FIOS DOS SINAIS Estes robots encomendados recentemente são, posteriormente, postos em utilização numa aplicação de automação. “Um dos maiores desafios que enfrentamos é a conversão rápida dos robots para as suas novas tarefas – incluindo a instalação da nova cablagem”, afirma Alex van Erven, Gestor de Produto da IRMATO. Normalmente, o processo de cablagem demora até dois dias. A IRMATO procurou uma solução mais eficiente de modo a acelerar este processo – e encontrou os módulos SAI wireless da Weidmüller. “A tecnologia wireless é uma excelente solução, uma vez que agora só precisamos de instalar a alimentação de energia de 24 V para os módulos e o ar comprimido, se necessário, para os braços dos robots”, explica van Erven. A IRMATO já tinha trabalhado anteriormente com passagens rotativas para a transmissão dos sinais. Contudo, estas não apresentavam frequentemente a estabilidade necessária para este tipo de aplicação. O movimento rotativo do robot danificava, por vezes, a protecção dos cabos de sinal e estes teriam de ser substituídos, o que implicava custos acrescidos e atrasos significativos. A solução para estes problemas foi encontrada com os módulos SAI wireless que transmitem os sinais de modo fiável e sem fios.

RESISTÊNCIA À ÁGUA E À CONTAMINAÇÃO A IRMATO procurava uma solução que fosse simultaneamente wireless e duradoura. Veja-se um exemplo de uma aplicação real, onde um robot é responsável pela colocação de quatro peças de aço numa máquina de CNC e pela sua remoção após serem processadas. O robot encaminha-as depois para uma máquina de medição que inspecciona as peças, e verifica se

[62]

robótica

foram processadas correctamente. Um segundo robot encaminha depois as peças e coloca-as numa palete, e um sensor a laser detecta a posição correcta na palete. Uma unidade de avaliação do módulo wireless é usada para transmitir os dados do sensor ao controlador para que cada peça possa ser colocada correctamente na palete, sem que as posições sejam trocadas. O primeiro robot roda o braço ao mesmo tempo que retira a peça da máquina de CNC para que a água possa circular pela garra. Por isso, o módulo wireless também deve ser resistente à água. O ambiente onde se encontra esta aplicação tem um elevado nível de poeiras. Os módulos Weidmüller incluem protecção IP67, tornando-os perfeitos de acordo com os requisitos (solução resistente à água e ao pó) da IRMATO.

FÁCIL UTILIZAÇÃO SEM NECESSIDADE DE PROGRAMAÇÃO Os módulos wireless da Weidmüller combinam as entradas e saídas necessárias com um tamanho muito compacto, assegurando que os braços dos robots não vergam com o peso do módulo. O módulo gateway SAI wireless pode ser integrado numa rede com bus de campo padrão, sem a necessidade de uma configuração adicional. Não é necessária uma programação complexa com licença de software. Estão disponíveis diversos módulos secundários com entradas e saídas digitais e analógicas que permitem ajustes precisos aos requisitos de uma dada aplicação. A ligação entre os módulos é estabelecida automaticamente e permanece invisível para outros dispositivos sem fios. Assim, garante-se que não existirá nenhuma interferência na ligação. A potência de saída (e consequentemente a gama de saída) pode ser ajustada individualmente para cada módulo. A IRMATO definiu um tempo de processamento pretendido para cada fase do fluxo de trabalho, facilmente atingido com o tempo de reacção do slave de apenas 5 milissegundos. A implementação, pela IRMATO, dos módulos SAI wireless demonstrou o quão fácil é transmitir sinais via wireless. Ao eliminar os cabos de sinal, elimina-se também a necessidade de reparação da protecção danificada, além de se reduzir significativamente as fontes de erro. Os utilizadores finais beneficiam de uma poupança contínua, pois não terão de adquirir novos cabos ou materiais de instalação de cabos. O gestor de projecto, Alex van Erven está muito satisfeito com esta solução fiável: “Apenas tenho de acoplar os módulos Weidmüller e ligá-los, e a aplicação está pronta a funcionar”.

Robots reajustados com tecnologia wireless  
Robots reajustados com tecnologia wireless  

Autor: Weidmüller, Sistemas de Interface, S.A.; Revista: robótica nº82

Advertisement