Page 1

INFORMAÇÃO TÉCNICO-COMERCIAL NORD Drivesystems PTP, Lda. Tel.: +351 234 727 090 · Fax: +351 234 727 099 info@pt.nord.com · www.nord.com

ACCIONAMENTOS DE ELEVADO DESEMPENHO PARA INSTALAÇÕES PORTUÁRIAS Enfrentando um fluxo incessante de cargas com várias toneladas, os accionamentos das gruas de pórtico nos portos de carga estão constantemente sob pressão. Os utilizadores necessitam e exigem soluções fiáveis que proporcionem uma excelente dinâmica, uma precisão de posicionamento e uma relação custo/eficácia muito boa. Deste modo, os motores do guincho e do carro utilizados em gruas de estaleiro ou terminais de contentores requerem um sistema mecânico e electrónico especializado e adequado a esta exigente área de aplicação.

Muitas vezes, os motores utilizados nas gruas e nos carros funcionam sem interrupções nos portos mais movimentados. No entanto, se o volume diminuir devido às circunstâncias do mercado, algum equipamento de carregamento poderá ficar parado durante longos períodos de tempo. O padrão de construção dos motores tem de, obviamente, assegurar que o funcionamento normal possa ser imediato, mesmo após uma paragem prolongada. Além destes factores de carga em constante alteração, as recorrentes condições climatéricas rigorosas e as temperaturas extremas, bem como a água salgada em ambiente marítimo, requerem um material anti-corrosão a longo prazo adequado. Se necessário, as unidades de transmissão da NORD estão disponíveis com protecção IP55 ou IP66. Todos os modelos também estão disponíveis como versões ATEX.

SISTEMA ELECTRÓNICO DO ACCIONAMENTO FÁCIL DE UTILIZAR

As gruas desempenham um trabalho simples: elevam uma carga num local específico e pousam-na novamente noutro local. Para alcançar um funcionamento seguro e garantir um nível de precisão suficiente durante esta operação, elas dependem dos accionamentos que são devidamente adaptados a esta tarefa. Uma vez que as gruas portuárias manuseiam cargas extremamente grandes, os seus motores redutores foram desenvolvidos para suportar elevadas forças radiais e axiais. Também disponibilizam um conjunto de funções essenciais: permitem um arranque suave com um elevado binário de arranque, garantem movimentações virtualmente sem choques, facilitam a sincronização de vários accionamentos, oferecem uma potente função de içamento e permitem uma travagem generativa eficaz através de rampas parametrizáveis.

MOTORES REDUTORES SOB CARGAS EXTREMAS Para este fim, a NORD pode designar e fornecer motores redutores com eixo helicoidal e conversores de frequência produzidos pela própria empresa. Os motores redutores para gruas e carros aplicam-se a âmbitos de desempenho de até 160 kW e com diferentes relações de transmissão. Disponível com um design de duas ou três fases com um eixo oco ou sólido, os utilizadores podem escolher entre modelos com uma base de suporte, modelos com flange e modelos suportados por um eixo. Todos os tipos estão equipados com o mesmo corpo economizador de espaço que permite uma fácil integração.

[60]

robótica

Os conversores de frequência da linha SK 500E da NORD são a correspondência ideal para motores redutores utilizados em gruas. As unidades robustas de elevado desempenho permitem uma eficácia de mais de 95% e uma capacidade de sobrecarga típica de 200% durante 5 segundos. Compatíveis com todas as interfaces bus padrão, as unidades são fáceis de operar e programar. Os modelos básicos possuem um interruptor rotativo de travagem integrado com a gestão para controlar o motor do travão, que é especialmente adequado para a utilização em içamentos.

Accionamentos de elevado desempenho para instalações portuárias  
Accionamentos de elevado desempenho para instalações portuárias  

Autor: NORD Drivesystems PTP, Lda; Revista: robótica nº82

Advertisement