Page 1

Por: Helena Paulino

EMAF: A MELHOR OFERTA DE NOVIDADES E INOVAÇÕES A EMAF – Exposição Internacional de Máquinas-Ferramenta e Acessórios é um nome que não passa despercebido, em Portugal e no resto do mundo! É uma marca de referência nacional e internacional, e uma das maiores feiras no sector industrial “business-tobusiness”. Integrado neste evento de referência, a revista “robótica” irá organizar, no dia 10 de Novembro, um Seminário dedicado à Automação Industrial, no Auditório B4.

presença de diversos empresários, gestores e dirigentes com competências ao nível do processo produtivo da empresa, quadros técnicos, engenheiros e investigadores, projectistas e consultores, e ainda directores de produção, ou de compras. Apesar de ser organizada pela EXPONOR, a EMAF tem a colaboração de várias associações imprescindíveis para a realização de um evento com esta envergadura.

IMPULSIONAR A QUALIDADE E INOVAÇÃO NA INDÚSTRIA

A 13.ª edição da EMAF realizar-se-á este ano, de 10 a 13 de Novembro, na EXPONOR – Feira Internacional do Porto. Em 2008, a feira contabilizou 340 expositores nacionais e 188 internacionais, e cerca de 39 mil visitantes, mas este ano espera-se um crescimento destes números que apenas irão confirmar o status do evento. A EMAF marca desde 1987, de dois em dois anos, um momento único em Portugal, onde a melhor oferta do sector industrial se encontra com a principal procura, nacional e além-fronteiras. Os profissionais sabem que este é o local indicado para as melhores oportunidades de negócio, sobretudo pela visita e presença das maiores empresas e profissionais do sector, onde a qualidade, a tecnologia, a inovação e o I&D são factores imprescindíveis e obrigatórios nos produtos e serviços em exposição. Por tudo isto justifica-se que este seja o momento adequado para apresentar ao mercado as novidades dos sectores abrangidos, e ir ao encontro dos constantes desafios e mudanças do sector. Simultaneamente com a realização da EMAF irão decorrer a SIMIEX – 10.º Salão Internacional de Manutenção Internacional, o PORTUGAL METAL – 13.º Salão de Produtos de Metalurgia e Metalomecânica, e ainda a INTERINDÚSTRIA – 7.º Salão de Produtos e Serviços para a Indústria. Numa feira sobre máquinas-ferramentas há vários sectores em exposição, como a manutenção industrial, fundição e sinterização, limpeza industrial, logística e transportes, química e laboratórios, moldes, plásticos e borrachas, instrumentação, automação e controlo; robótica e informática aplicada à indústria, produtos de metalurgia e metalomecânica, serviços e equipamentos de segurança, não esquecendo a imprescindível qualidade e subcontratação, entre outros sectores. Com tudo isto em exposição, o evento contará com a

[

92

]

UREËWLFD

Em 2010 pretende-se uma maior aposta na qualidade e nas mais-valias para expositores e visitantes. Haverá uma maior diversificação e abrangência de sectores, uma maior qualificação dos visitantes nacionais e internacionais, e desta forma o evento tornar-se-á muito atractivo para os decisores de compras nacionais e internacionais. Tudo isto será garantido por uma forte divulgação nacional e internacional, sobretudo nos principais meios especializados. Mas nada será deixado ao acaso, e por isso, haverá igualmente uma comunicação permanente com expositores e visitantes através do website www.emaf.exponor.pt, e ainda uma dinamização das actividades que irão decorrer em paralelo. Desta forma edifica-se um verdadeiro fórum tecnológico, de inovação e modernidade em constante actualização e interacção com os visitantes profissionais e os expositores. No entanto, a EMAF não se esgota apenas na componente de negócio até porque tem crescido ao longo dos anos o espaço de debate e mostra das mais recentes novidades e inovações do mercado, com cada vez mais eventos no Centro de Congressos da EXPONOR. Para o dia 10 de Novembro


EMAF 5.ª EDIÇÃO DO PRÉMIO INOVAÇÃO - PROJECTOS CONCORRENTES

Adira LF

Motosoldadora e gerador Magic Weld 200

Adira, S.A. A Adira LF é uma máquina de corte por laser que utiliza a recente tecnologia de laser de fibra. Esta ferramenta pode cortar aço inoxidável até 8 mm, aço ao carbono até 18 mm, e até metais reflectivos como alumínio, cobre ou mesmo latão. A produtividade é elevada porque a LF atinge velocidades de corte de 40 m/min, velocidade de posicionamento de 280 m/min e aceleração de 2,8 G. Devido à enorme performance, ao rendimento energético e à reduzida manutenção, a LF oferece o menor custo de processamento. Inovação: Esta é uma ferramenta muito flexível para jobshops. Poucos produtos possuem a tecnologia laser, pois a larga maioria usa apenas a tecnologia laser CO2.

Pavilhão 2 · Stand B10

Câmara 3D: MV-D1024E-3D01-160

BCS Portugal – Máquinas Agrícolas, Lda. A Magic Weld 200 da Mosa é uma motosoldadora e/ou gerador profissional que reúne, num conjunto muito compacto de 57 Kg, uma motosoldadora com tecnologia inverter e um gerador. Está equipada com um motor de 8 CV que lhe permite soldar com tecnologia inverter ou gerar 2 kVA de corrente contínua monofásica para alimentar pequenas ferramentas, sem necessidade de se ligar à corrente. Possui um alternador de ímanes permanentes assíncrono, com tecnologia Chopper que lhe permite ter rendimentos mais elevados, e ser utilizada simultaneamente como gerador monofásico. Foi concebida para diversas utilizações, tanto no sector da manutenção como para a produção ligeira. Inovação: É um inverter de soldadura autónomo de elevada frequência (40 kHz) e com tecnologia Chopper, que pode ser utilizada, em simultâneo, como fonte de corrente contínua monofásica de 2 kVA. Além disso possui uma competitiva tecnologia no alternador assíncrono. A somar à sua portabilidade, ainda é uma ferramenta versátil e autónoma.

Pavilhão 4 · Stand B51

Infaimon, Lda. A MV-D1024E-3D01-160 é uma câmara para aplicações de triangulação laser, com um sensor CMOS A1024B e tecnologia LingLong®. Foi patenteada pela Photonfocus e pelas livrarias de visão 3D do fabricante Aqsense. É adequada para aplicações como a reconstrução de objectos em 3D, medição dimensional em 3D, análise de volume e controlo da qualidade. A sua ferramenta de triangulação laser (Peak Detector Tool) é superior nos algoritmos de detecção de linha mais comuns, como o COG (Centro de Gravidade). O software de processamento AQSense possui as ferramentas - Merger Tool, Metric Calibration Tool, Match 3D Tool, CAD Import - que marcam a diferença em relação a outros sistemas. Inovação: Possui o Peak Detector, um novo algoritmo para uma detecção mais precisa da linha laser da FPGA e oferece uma precisão sub-pixel. As livrarias de software emergem a imagem de 2 ou mais câmaras numa só imagem, e assim reduzem ao máximo as possíveis zonas de oclusão (Merger Tool). A possibilidade de calibração estática e linear levam a resultados de elevada precisão. A inspecção de objectos em linha, com altas cadências e resultados imediatos, detectam qualquer defeito de produção sem análises complexas de laboratório. Esta solução de controlo de qualidade de produção reduz o desperdício, aumenta a eficiência do processo de fabrico e permite diagnósticos de erros imediatos.

Pavilhão 4 · Stand D20

[ 106]

UREËWLFD

Fixturlaser UPADxa Eurotecnologia – Máquinas e Equipamentos Industriais, Lda. O Fixturlaser UPADxa é uma ferramenta de alinhamento de veios a laser, wireless e portátil, podendo o utilizador fixá-la no braço, e tendo assim liberdade nas mãos. É pequena no tamanho e destina-se à manutenção industrial, podendo fazer desde aplicações de alinhamento de veios até medições geométricas. O interface do utilizador orienta-o durante a medição e o processo de alinhamento, utilizando valores de medição, códigos de cor, ícones e flechas. Este instrumento baseia-se na tecnologia CCD que foi recentemente galardoada. O ecrã pode ser iluminado como transreflectido, de forma a fornecer a melhor visibilidade em condições de fraca luminosidade, e também no caso de haver uma luz solar muito forte. Inovação: É a primeira ferramente para a manutenção industrial para ser colocada no braço, libertando assim as mãos durante o alinhamento a laser de veios. O ecrã de visualização com suporte angular está equipado com uma cinta de Velcro que se mantém segura ao braço do utilizador.

Pavilhão 5 · Stand D10

EMAF: a melhor oferta de novidades e inovações  
EMAF: a melhor oferta de novidades e inovações  

Autor: Helena Paulino; Revista: robótica nº81

Advertisement