Page 1

INFORMAÇÃO TÉCNICO-COMERCIAL Schaeffler Iberia, s.l.u. Tel.: +351 225 320 800 · Fax: +351 225 320 860 marketing.pt@schaeffler.com · www.schaeffler.pt

TECNOLOGIA LINEAR DA INA MAIOR EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM TECNOLOGIA LINEAR A divisão de tecnologia linear do Grupo Schaeffler Industrial apresenta novos desenvolvimentos e produtos melhorados, que contribuem significativamente para a optimização do rendimento de máquinas e equipamentos, aumentando ao mesmo tempo a sua rentabilidade e flexibilidade. Os novos discos de medição da quantidade de lubrificante e as vedações de baixa fricção foram concebidas para permitir uma melhor preservação dos recursos e uma maior eficiência energética.

REDUÇÃO DE 30% DO CONSUMO DE LUBRIFICANTE As novas válvulas doseadoras de lubrificante SMDS para as guias lineares de rolos RUE-E são uma solução rentável para reduzir o consumo de lubrificante nas aplicações de tecnologia linear. As válvulas evitam a ocorrência de fugas nas condutas de lubrificação entre cada impulso de aplicação, e vedam as condutas quando não se realizam descargas de lubrificante. Além disso, durante a descarga de lubrificante, a unidade SMDS garante que o lubrificante alcance directamente os elementos rolantes e as pistas. Dependendo do tamanho das guias lineares, a utilização destas válvulas permite reduzir o consumo de lubrificante até 30%.

O ponto relevante deste kit é a baixa fricção da vedação frontal, KIT220, graças a um novo material que reduz a resistência à deslocação da vedação quase a metade, sem comprometer o efeito vedante. A vedação é de um material sintético macio que se adapta perfeitamente ao contorno do carril, reduzindo significativamente o coeficiente de fricção graças à superfície suave. Devido à “suavidade” do material e para proporcionar protecção contra contaminantes grossos, o KIT220 é fornecido em combinação com uma chapa frontal (tampas de protecção). Além disso, a geometria de vedação labial foi optimizada tendo em vista os picos de tensão (pressão).

A título exemplificativo, com a utilização da unidade SMDS em guias lineares de rolos RUE35-E com uma relação de carga C/P = 4 (relação de carga dinâmica versus cargas), e velocidades de 2 metros por segundo, a quantidade de lubrificante que pode ser poupada por hora é de aproximadamente 0,025 cm3.

PROTECÇÃO CONTRA A FALTA DE LUBRIFICANTE A nova válvula doseadora SMDS também oferece protecção contra a falta de lubrificante e é uma solução que não depende do espaço de instalação, sem necessidade de nenhuma medida adicional. São adequadas para os eixos principais das máquinas-ferramenta, em especial para as montagens em ângulo de 90°, uma vez que, neste tipo de montagem, se não for aplicada a quantidade de lubrificante adequada durante a relubrificação, os sistemas convencionais podem apresentar um lubrificação insuficiente nas filas superiores dos elementos rolantes, provocada por perdas nas condutas de lubrificação. A utilização da unidade SMDS permite evitar a ocorrência de danos nas pistas e nos elementos rolantes, e até mesmo a ruptura total do sistema.

KIT220 – VEDAÇÃO DE BAIXA FRICÇÃO A geometria e a configuração da vedação são também muito importantes para obter um aumento da eficiência. Para garantir a vedação eficaz dos sistemas e subsistemas, a divisão de tecnologia linear da INA desenvolveu um kit modular que oferece aos utilizadores a possibilidade de construir um conjunto de vedações específico para satisfazer as exigências de cada aplicação.

[82]

UREËWLFD

A potência de accionamento requerida pelo eixo linear pode ser significativamente reduzida com a utilização da vedação de baixa fricção. A redução da força de deslocação permite novos potenciais de poupança de energia para máquinas que dependem especialmente de uma boa protecção contra a sujidade, tais como as máquinas para madeira. Reduz o consumo de lubrificante e, portanto, contribui para a preservação dos recursos: as guias lineares de rolos RUE com válvulas doseadoras de lubrificante (SMDS).

Tecnologia linear da INA: maior eficiência energética em tecnologia linear  
Tecnologia linear da INA: maior eficiência energética em tecnologia linear  

Autor: Schaeffler Iberia, s.l.u; Revista: robótica nº81

Advertisement