Page 1

R E P O RTAG E M Helena Paulino Controlo 2010 9th Portuguese Conference on Automation Control info@controlo2010.org · www.controlo2010.org

AS FÁBRICAS DO FUTURO NA CONTROLO 2010 DOMÓTICA - TRADIÇÃO/INOVAÇÃO As últimas novidades e investigações na área da Domótica, Robótica e Automação Industrial foram discutidas na conferência “Controlo 2010 - 9th Portuguese Conference on Automatic Control”, que decorreu de 8 a 10 de Setembro em Coimbra. Carros inteligentes, fábricas para o futuro e cirurgias realizadas por robots foram alguns dos temas mais abordados na 9.ª edição do evento, que voltou a repetir o sucesso dos anos transactos.

A cidade de Coimbra acolheu de 8 a 10 de Setembro, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), mais exactamente no Polo II, o Controlo 2010, um encontro científico internacional onde foram analisadas as últimas novidades no domínio da robótica e do controlo automático, em Portugal e no mundo. Uma das questões que esteve durante estes dois dias em cima da mesa, e que envolveu muitas discussões, prendeu-se com: quais os robôs do futuro e a sua utilidade? A 9.ª edição do Controlo 2010 é um evento português bianual, e é verdadeiramente um espaço privilegiado para troca de conhecimentos científicos e tecnológicos entre investigadores portugueses e estrangeiros na área científica de controlo automático. O Controlo 2010 teve três tipos de sessões: conferências da responsabilidade dos melhores especialistas nesta área, sessões regulares, sessões com posters, e sessões com convidados. Norberto Pires, responsável do evento, Professor do Departamento de Mecânica (DEM) da FCTUC, Presidente do Parque Tecnológico Coimbra iParque, e ainda Director da revista técnico-científica “robótica”, prevê um cenário em que máquinas e pessoas falam a mesma linguagem: “isto não é ficção científica nem futurologia, esta evolução está próxima de nós”.

Neste encontro científico foi homenageada Fátima Leite, docente do Departamento de Matémática da Universidade de Coimbra, cuja acção é reconhecida mundialmente na área do controlo automático, nomeadamente ao nível teórico. “A engenharia e o controlo são essencialmente linguagem matemática. As técnicas do controlo são fórmulas matemáticas. Hoje em dia conseguimos escrever textos que se assemelham ao inglês ou ao portugues, mas é a matemática que está sempre por trás”, confessou o coordenador do Controlo 2010. Norberto Pires explicou: “formou muitas pessoas, docentes e investigadores de vários locais e é uma das pessoas mais activas da Associação Portuguesa de Controlo Automático.” Este ano o evento foi dirigido por Norberto Pires, que assinou juntamente com Germano Veiga e Ricardo Araújo (todos do DEM-FCTUC), um trabalho recentemente distinguido e subordinado ao tema “Programming-by-demonstration in the coworker scenario for SMEs”. O Controlo 2010 foi organizado pela FCTUC e pela Associação Portuguesa de Controlo Automático, e além disso, contou com a estreita colaboração do Centro de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra, cujo trabalho é reconhecido em termos mundiais. “Model Reference Adaptive Control of Electrodynamic Loudspeakers”, de Ricardo Adriano Ribeiro, Gonçalo Gomes Tavares e João Miranda Lemos, foi galardoado com o Best APCA Student Paper.

EQUIPAMENTOS TECNOLÓGICOS COOPERAM COM TRABALHO HUMANO Sob o tema “As fábricas do futuro”, foi privilegiada, durante estes dois dias, a apresentação de tecnologia que permita a cooperação entre equipamentos tecnológicos e o trabalho humano “como se fossem colegas de trabalho”, sublinhou Norberto Pires. A conferência contou com a participação de cerca de 120 participantes, na sua maioria autores dos projectos, provenientes de Espanha, França, Itália, Suécia, Inglaterra, Rússia, Brasil, Estados Unidos da América, Japão, Índia e África do Sul. A verdade é que a robótica é uma das áreas científicas mais promissora e em franca expansão, e por isso este encontro em Coimbra teve uma importância acrescida. Nos debates, investigadores de todo o mundo discutiram os mais recentes avanços na área dos protótipos de robots para transportar pessoas ou assistir médicos em cirurgias e implantes dentários. Segundo Norberto Pires: “esta é já uma conferência internacional, sendo que nesta UREËWLFD [113]

As fábricas do futuro na controlo 2010: Domótica - tradição/inovação  

Autor: Helena Paulino; Revista: robótica nº81

As fábricas do futuro na controlo 2010: Domótica - tradição/inovação  

Autor: Helena Paulino; Revista: robótica nº81

Advertisement