Page 1

I N F O R M A Ç Ã O T É C N I C O - C O M E R C I A L A P O I O À C A PA igus® Lda. Tel.: +351 226 109 000 · Fax: +351 228 328 321 info@igus.pt · www.igus.pt

REDUZA TEMPOS DE PARAGEM

CONJUNTOS DE TUBOS PARA MONTAGEM RÁPIDA EM ROBOTS O conjunto de acessórios para robots “Triflex R” da igus, especialista em calhas porta-cabos articuladas, abrange mais de 200 componentes. Desde os grandes robots de soldadura até aos pequenos robots paletizadores é possível usar em todas as aplicações. A igus acaba de apresentar na “Automatica” os novos sistemas de ligação entre os elos, para obter mais estabilidade e segurança. Por exemplo, um novo sistema Figura 1 · Não há formação de emaranhados, de ligação que permite obter nem stress nos cabos: Os conjuntos de tubos uma carga na curvatura quarto “Triflex R“ da igus são adaptados a todas as aplicações na indústria de robots. vezes maior.

Os tubos flexíveis corrugados podem dobrar e partir. Por isso a igus desenvolveu a calha articulada 3D “Triflex R” destinada aos fabricantes e utilizadores de robots. Existem três tipos de calhas. Em primeiro lugar, uma calha totalmente tapada que Figura 2 · Substituição rapidíssima de cabos: se destina à protecção de condutores Calha porta-cabos “Triflex R“, aqui na versão sob condições difíceis, como por “easy“. Os cabos são inseridos para dentro da exemplo, quando tem salpicos de calha manualmente de maneira simples, ficando sempre acessíveis pelo lado de fora. Os trabalhos de soldadura, limalhas e sujidade. Em manutenção são rápidos e os tempos de paragem segundo lugar, também disponível do robot reduzidos. em stock, a versão “light”, fácil de manobrar e de montagem rápida. Em terceiro lugar, uma versão “easy”, na qual os cabos são simplesmente inseridos manualmente para dentro da calha.

GUIAR OS CABOS POR GEOMETRIAS DIFÍCEIS Graças à sua estrutura modular com elementos individuais, a calha articulada multidimensional para robots, pode ser ajustada no seu comprimento em qualquer altura. É possível encurtar ou alongar em qualquer ponto. A elevada resistência à tracção é alcançada, através do chamado “princípio de reboque”. Os diversos elos individuais não se encontram interligados por meio de nocivos cabos de aço ou algo semelhante, mas sim por um acoplamento tipo reboque (princípio esfera/calota). Devido à sua forma esférica é garantida a mobilidade em todas as direcções. Isto permite uma torção de cerca de +/- 10° por elo. Assim o transporte de cabos sob formas geometricamente difíceis é muito mais fácil.

SEM EMARANHADOS E SEM STRESS NOS CABOS Acrescenta-se ainda uma mobilidade definida em todas as três dimensões. O raio de curvatura é idêntico em todas as direcções, o que tem igualmente uma influência positiva na vida útil tanto da calha, como nos cabos e tubos. Além disso, graças à aplicação de módulos de varetas, cria-se uma pretensão orientada. Deste modo é possível realizar mecanismos de reposição automá-

[70]

UREËWLFD

ticos, parecidos com o funcionamento de uma cana de pesca, impedindo a formação de laçadas e o stress dos cabos na cabeça do robot. Para aplicações em robots com espaço particularmente restrito, a igus oferece o conjunto “Triflex RS”, no qual a calha articulada é conduzida paralelamente ao braço do robot de modo a ocupar pouco espaço. Pode ser montado directamente nos pontos de fixação existentes no robot. O amplo programa é completado com protectores, sistemas de fixação rápida e módulos de adaptação para praticamente todos os robots.

OS CABOS SEMPRE ACESSÍVEIS Para a versão “easy”, a igus acaba de apresentar na “Automatica” duas importantes novidades. Na “easy” os tubos, os cabos ou o conjunto completo, são simplesmente inseridos na calha e estão permanentemente visíveis e acessíveis pelo lado de fora, a fim de se poderem substituir muito rapidamente no caso de ocorrer uma falha. Esta solução permite que os trabalhos de manutenção sejam mais rápidos e os tempos de paragem dos robots sejam muito reduzidos.

NOVO: FORÇA DE TRACÇÃO 50 POR CENTO MAIS ELEVADA Por um lado, a partir de agora a “Triflex R Easy” no tamanho 100 pode ser fornecida também com uma ligação de pino e rótula (a versão “C”). Isso possibilita a montagem e Figura 3 · Nova ligação com pino (“versão C“). desmontagem dos respectivos elos Para obter uma transmissão segura na união, os sem grande esforço. A ligação dos elos são interligados por meio de uma rótula elos é feita por meio de uma rótula articulada com pino. articulada esférica e duma cavilha de fixação, o que garante uma ligação com bastante segurança. A capacidade de força linear contínua foi aumentada até aos 4.000 N. Agora a calha articulada compensa forças de torção ainda mais elevadas.

NOVO: ESTABILIDADE QUATRO VEZES MAIOR Em segundo lugar a “Easy Triflex R” oferece a partir de agora um sistema de ligação optimizado através de um batente adicional (a “versão B”). Isto oferece uma estabilidade até quatro Igualmente novo: O batente adicional (“versão B“) para uma estabilidade até quatro vezes vezes maior na curva da calha, de maior na curva. A ligação de esfera/calota foi modo a absorver forças ainda maiomodificada com um novo desenho. res em movimentos complicados e apertados do braço do robot, protegendo ao mesmo tempo todos os cabos. O desenho da ligação da esfera/calota com rótula foi modificado, para casos de aplicações extremamente duras com grandes acelerações e velocidades muito elevadas. A resistência na curva, quatro vezes maior, foi comprovada em numerosos testes realizados no laboratório da igus, em Colónia.

Reduza tempos de paragem: conjuntos de tubos para montagem rápida em robots  
Reduza tempos de paragem: conjuntos de tubos para montagem rápida em robots  

Autor: Igus® Lda; Revista: robótica nº80

Advertisement