Page 1

Phoenix Contact Tel.: +351 219 112 760 · Fax: +351 219 112 769 www.phoenixcontact.pt

INFORMAÇÃO TÉCNICO-COMERCIAL

RELÉ DE SEGURANÇA PROGRAMÁVEL TRISAFE Sendo programável e com 20 entradas seguras, o TRISAFE oferece benefícios nos casos em que a máquina ou a instalação electromecânica tem alguns relés de segurança individuais. Por exemplo, no caso de uma máquina que tem um ou dois relés de segurança a monitorizar botoneiras de emergência, um relé a monitorizar uma porta ou uma barreira de segurança e ainda um relé para o comando a duas mãos, o TRISAFE concentra todas as funções anteriores e ocupa menos espaço.

USB SAFECONF Software de configuração TRIFASE

Descarregar a configuração Sinalizador Visualizar o estado das entradas e das saídas

Dispositivos de segurança Dispositivos de 1 ou de 2 canais

Válvula de segurança

Sinais de comando para contactores ou relés

APRESENTAÇÃO

Botão de reset

O relé de segurança programável TRISAFE verifica e executa a lógica de segurança de uma máquina ou outra instalação electromecânica na salvaguarda de pessoas ou de partes móveis, em conformidade com as seguintes normas: EN 954-1, IEC 61508, IEC 62061 e ISO 13489-1. Observando a ficha técnica do TRISAFE, os dados de segurança são os seguintes:

Característica

Valor

Categoria conforme a norma EN 945-1

4

Nível de Performance (PL) conforme a norma ISO 13849-1

e

Tempo médio a uma falha perigosa (Medium Time To a Dangerous Failure, MTTFD) Nível de Integridade de Segurança (SIL) conforme a norma IED 62061

8324 anos 3

O relé TRISAFE tem 20 entradas e 4 saídas seguras, para além de 4 saídas para sinalização e 2 entradas de teste para detectar circuitos cruzados. As entradas seguras destinam-se a monitorizar dispositivos de segurança, como botoneiras de emergência, barreiras de segurança, portas de segurança e comandos a duas mãos. A programação do relé é feita com o software SAFECONF. As saídas seguras estão conformes a Categoria 4 da norma IEC 954-1.

[60]

UREËWLFD

Sinal de retorno dos contactores

Contactor ou relé

Motor

Figura 1 · Vista geral de aplicação do relé TRISAFE. O relé tem 20 entradas para dispositivos de segurança e para o botão de reset e 4 saídas seguras para actuar os dispositivos de potência. É programado por software via USB e tem ainda 4 saídas para sinalização.

SOFTWARE SAFECONF O software de programação SAFECONF permite simular as funções de segurança do TRISAFE. Antes de programar o relé, é possível verificar e confirmar que as funções de segurança estão bem programadas. A Figura 2 mostra um exemplo de programação e simulação de uma função de segurança, a paragem de emergência com dois contactos normalmente fechados.

Figura 2 · Exemplo de programação e simulação de uma função a paragem de emergência com dois contactos normalmente fechados.

Relé de segurança programável trisafe  
Relé de segurança programável trisafe  

Autor: Phoenix Contact; Revista: robótica nº80

Advertisement