Page 1

INFORMAÇÃO TÉCNICO-COMERCIAL igus® Lda. Tel.: +351 226 109 000 · Fax: +351 228 328 321 info@igus.pt · www.igus.pt

MAIS RÁPIDO E SEM DESPERDÍCIO DE MOVIMENTOS A PRIMEIRA CALHA PORTA-CABOS ARTICULADA PARA ROTAÇÃO CONTÍNUA Arranca, pára, arranca de novo, pára e no final volta outra vez para trás. Quer seja em pequenos dispositivos, robots, aplicações de pick-and-place, processamento rápido, armazéns automáticos ou transportadores clássicos, as aplicações tradicionais de manipulação e de transporte, não passam, hoje em dia, sem uma viagem em vazio com um retorno não produtivo. Para este efeito, a igus acaba de desenvolver a primeira calha porta cabos no mundo com circulação contínua. O módulo completo pronto a instalar abre perspectivas completamente novas à construção mecânica.

MOVIMENTO DIRECTO PARA A POSIÇÃO SEGUINTE A “calha C” apresentada na feira de Hannover pode alimentar, em circulação contínua, grippers, sistemas de sensores e outros elementos, com energia, dados e fluidos. Sem movimentos desnecessários de retorno, com a circulação contínua, pode ir permanentemente e directamente para a posição seguinte, para carregar ou descarregar, colar, furar, entre outros. As calhas são leves e fiáveis, podendo atingir velocidades até 8 m/s, o que permite executar máquinas com tempos de ciclo mais rápidos. Figura 1 • Já não há viagens improdutivas: a igus apresentou agora a primeira calha porta-cabos articulada do mundo com circulação contínua. A nova „calha C“ alimenta pinças, sensores e até diversos carros com dados, energia e fluidos. Cada carro pode ser dirigido individualmente a fim de poder executar as suas tarefas.

FÁCIL INTEGRAÇÃO NA MÁQUINA A nova “calha C” compõe-se de uma calha porta-cabos articulada em plástico de baixo atrito e uma junta rotativa interligada. Funciona de uma forma suave e isenta de vibrações, com a parte superior apoiada quando necessário. O novo sistema oferece espaço suficiente para a colocação de condutores, por exemplo, um cabo de servo-motor/potência, um cabo de comando, um cabo bus ou ainda um cabo óptico ou um tubo de ar ou gás. Todos os cabos ou tubos necessários para potência, dados ou fluidos encontram-se neste sistema guia compacto. Isto é fornecido pela igus, de acordo com a especificação do cliente, num módulo completo para integração directa numa máquina, num transportador ou noutro sistema. Pode ser instalado em diversas posições de montagem.

Figura 2 • A calha porta-cabos articulada circula leve e isenta de desgaste ligada no centro através de uma junta rotativa na guia.

inicial do percurso. No ponto central encontram-se ligados todos os carros da calha articulada. Por meio do moderno sistema electrónico e da tecnologia bus é possível endereçar cada carro individualmente. Os respectivos sinais são recepcionados a fim de se poder trabalhar como se desejar, por exemplo, com válvulas pneumáticas, motores eléctricos ou sensores. Cada carro pode ser comandado individualmente, podendo numa posição pré-definida efectuar imediatamente as suas tarefas.

PERMANENTEMENTE A PEGAR, POUSAR E PROCESSAR Em função das especificações do cliente é possível efectuar cursos com 30 metros ou mais. Podem ser ligados à calha articulada vários carros diferentes a circularem continuamente. Estes podem alimentar, por exemplo, pinças, ventosas ou electroímanes, que recebem permanentemente peças, pegam, ajustam e voltam a pousar. Ou por exemplo, para ferramentas de rodar, fixar, colar ou furar. A aparelhagem de controlo e comando pode também ser fornecida ao carro, de forma compacta, num sistema seguro, por exemplo, desde os leitores de códigos de barras, o reconhecimento de cores até aos leitores RFID.

CONSTRUÇÃO MAIS PRODUTIVA E COMPACTA Para além do avanço construtivo, e a ausência de trajectos em vazio em sistemas de manipulação, pick-and-place, entre outros, é possível construir sistemas de transporte de forma mais compacta. Para este efeito, a nova “calha C” integra-se facilmente em pequenos espaços. Hoje em dia é necessário, muitas vezes, mover grandes massas com elevadas acelerações, para satisfazer as exigências do tempo de ciclo. Logo, os engenheiros têm de fazer projectos relativamente grandes a fim de absorverem as respectivas forças que ocorrem devido ao movimento dinâmico de ida e volta (travar, parar, entre outros). Segundo afirma a igus, com o novo sistema de “calhas C” é possível, não só um trabalho mais eficiente, como também uma poupança de espaço e energia, confirmando assim a “tendência para máquinas mais compactas.”

CADA CARRO PODE SER MOVIDO INDIVIDUALMENTE Com o sistema de “calhas articuladas C” da igus é possível configurar dispositivos contínuos, de manipulação, armazenamento ou alimentadores. Podem ser resolvidas uma série de funções circulares com este sistema. Através de uma calha articulada ligada a uma junta rotativa, os carros são abastecidos com energia, dados e fluidos. É assim que funciona: suavemente e com baixo desgaste, a calha circula na calha guia sempre em direcção ao ponto

[48]

UREËWLFD

Figura 3 • O novo módulo completo pode ser facilmente instalado directamente na máquina, no transportador ou noutro sistema.

Mais rápido e sem desperdício de movimentos  
Mais rápido e sem desperdício de movimentos  

Autor: igus® Lda; Revista: robótica nº80

Advertisement