Page 1

INFORMAÇÃO TÉCNICO-COMERCIAL Testo Portugal Tel.: +351 234 320 280 • Fax: +351 234 083 708 testo@testo.pt • www.testo.pt

TESTO SAVERIS O novo sistema de medição testo Saveris mede valores de temperatura e humidade do ar ambiente e em processo. É de fácil utilização e fornece segurança e poupança de tempo, graças ao registo de dados de medição completamente automatizado. O testo Saveris é ideal para: – Monitorização e documentação de dados de temperatura ou humidade em produção, garantia de qualidade e Investigação & Desenvolvimento, assim como em edifícios; – Monitorização do clima de armazenamento da temperatura e produtos sensíveis à humidade, tais como materiais valiosos (museus, salas de servidores), de medicamentos e alimentos; – Monitorização de alimentos em cadeias de refrigeração.

VISÃO GERAL DO SISTEMA TESTO SAVERIS As sondas por rádio-frequência testo Saveris medem a temperatura e a humidade. No ciclo de medição, as sondas enviam os seus dados para a base central em intervalos regulares pré-definidos. Se um valor é excedido, é gerado imediatamente um alarme. Também é gerado um alarme se a ligação por rádio-frequência for interrompida por obstáculos. A memória das sondas garante que os dados de medição não são perdidos se houver uma interferência.

ACOPLADOR ANALÓGICO SAVERIS Com o acoplador analógico Saveris também é possível integrar transmissores de corrente/voltagem de todos os parâmetros no sistema. Todos os parâmetros estão também disponíveis no software Saveris para selecção e registo. Desta forma, podem-se registar todos os outros parâmetros, e rentabilizar os sistemas de medição já existentes, desde que possuam interfaces estandardizados (0/4...20 mA, 0...1/5/10 V).

Em campo livre, a capacidade da transmissão de aproximadamente 300 m a uma frequência de 868 MHz. A ligação por rádio-frequência pode ser melhorada ou aumentada perante dificuldades estruturais, utilizando para tal um router Saveris. Os dados de medição actuais, o estado da bateria e a qualidade da ligação por rádio-frequência são apresentados no visor.

BASE TESTO SAVERIS

SONDA ETHERNET TESTO SAVERIS

Os dados e alarmes do sistema são visíveis através do visor da base Saveris. Mesmo sem o PC estar a trabalhar, a base emite um alarme através de LED se o valor limite for excedido ou opcionalmente através de uma SMS e através de uma saída de relé, à qual um transmissor de alarme pode ser conectado. No total, uma base pode incorporar 150 sondas por rádio-frequência e Ethernet ou 254 canais de medição. A base Saveris pode ser conectada ao PC por cabo USB ou por Ethernet.

Além das sondas por rádio-frequência, podem ser utilizadas sondas directamente ligadas à Ethernet. A infra-estrutura LAN existente na empresa pode ser utilizada. Isto permite a transferência de dados da sonda para a base, mesmo para longas distâncias. A memória interna garante que os dados de medição existentes não são perdidos, mesmo que haja uma falha com os alimentadores ou com a conexão LAN.

A base é o coração do testo Saveris e pode guardar 40.000 valores por canal de medição, independente de estar ligada ao PC. Isto corresponde a cerca de um ano de capacidade de memória a uma taxa de medição de 15 minutos. Uma bateria de emergência garante que um alarme é transmitido e que os valores não são perdidos, se houver uma falha de energia.

SOFTWARE TESTO SAVERIS Os dados de medição são transmitidos da base para o PC. O sistema inicial e a configuração da sonda também são executados utilizando o software. Todos os dados de medição são guardados centralmente na base de dados do software e podem ser activados a qualquer altura, em forma de tabela ou de gráfico. Todos os alarmes que ocorram são listados numa tabela como um histórico. A criação automática de relatórios PDF em intervalos definidos também simplifica a documentação. Utilizando a função de calendário e a consolidação de sondas em grupos, o funcionamento do software é simples e intuitivo. Se soar um alarme, o utilizador pode escolher entre receber a mensagem através do email ou numa janela tipo pop-up, que abre directamente no ecrã do PC.

[50]

UREËWLFD

Testo saveris  

Autor: Testo Portugal; Revista: robótica nº79

Testo saveris  

Autor: Testo Portugal; Revista: robótica nº79

Advertisement