Page 1

Efacec Capital, S.G.P.S. S.A. Tel.: +351 229 562 300 . Fax: +351 229 562 740 spgs@efacec.pt . www.efacec.pt

DOSSIER

NOVO CENTRO LOGÍSTICO DE CASBEGA S.A. INTRODUÇÃO Em Fevereiro de 2005, o grupo CASBEGA adjudicou à EFACEC a construção do seu novo centro logístico em Fuenlabrada, Madrid. Este centro logístico está integrado na principal fábrica de bebidas do grupo Casbega e constituise como uma das mais relevantes obras de logística interna realizada nos últimos anos na Península Ibérica. Nas próximas páginas apresenta-se uma breve descrição do projecto.

PERFIL DE CASBEGA A empresa Castellana de Bebidas Gaseosas S.A. (CASBEGA) é uma empresa de capitais espanhóis, a qual se constituiu como concessionária da marca Coca-Cola no ano de 1952. A sua actividade centra-se no fabrico, comercialização e distribuição de bebidas de marcas registadas sob The Coca-Cola Company, como a Fanta, Sprite, Nestea ou Minute Maid. As operações comerciais e industriais de Casbega estão suportadas por um staff de mais de 900 pessoas, as quais atendem as solicitações de mais de 68.000 clientes.

O COMPLEXO INDUSTRIAL DE FUENLABRADA O principal pólo de fabrico e distribuição do grupo Casbega encontra-se instalado no Município de Fuenlabrada, Madrid. Este centro foi inaugurado em 1980 e desde essa data tem tido um crescimento constante, tanto em linhas de produção como em instalações logísticas, de forma a acompanhar o crescimento do mercado de bebidas no país. A fábrica é uma das maiores da Europa para a produção de diferentes produtos e formatos de refrigerantes dentro do universo Coca-Cola. É considerada com uma das fábricas de referência a nível mundial pela sua permanente inovação em tecnologia de produção, e pela atenção com as implicações ambientais da sua actividade.

Para se ter uma ideia da dimensão deste pólo industrial basta mencionar que a sua superfície de implantação ascende a 250.000 m2, dos quais 110.000 m2 são zonas edificadas. Este complexo fabril alberga no seu interior: - 2 Naves de produção com 11 linhas de enchimento de alta capacidade; - 1 Nave de serviços auxiliares; - Área comercial e de administração; - Área logística. Pela sua dimensão e carácter inovador, esta fábrica é visitada anualmente por mais de 25.000 pessoas oriundas do sector internacional das bebidas, meio universitário ou associações industriais.

Todos os anos o grupo Casbega, fiel à sua orientação ao mercado, realiza importantes investimentos no complexo industrial para se adaptar às solicitações dos seus clientes e consumidores.

O NOVO CENTRO LOGÍSTICO, UM DESAFIO No final dos anos 90, o grupo Casbega transferiu para as instalações de Fuenlabrada grande parte da sua produção que anteriormente se encontrava dispersa por outras unidades produtivas, como por exemplo a antiga fábrica de Valladolid. No ano 2001, o complexo de Fuenlabrada assistiu a uma nova expansão das suas áreas produtivas, fruto do crescimento significativo entretanto registado na variedade de formatos, sabores e embalagens. Como consequência deste crescimento foi necessário romper com o sistema de armazenamento tradicional e implementar um novo conceito de armazém capaz de servir as suas necessidades logísticas. Em 2006 a empresa decidiu construir um centro logístico dotado de um armazém automático, zonas de expedição e carga de camiões automatizadas. Para a execução do estudo da melhor solução técnica e subsequente selecção de fornecedores, a Casbega contratou os serviços de um reputado consultor internacional em logística interna, Miebach. Após um detalhado processo de pré-qualificação de fornecedores e análise das respectivas propostas o cliente optou por adjudicar a construção deste importante elemento da sua operação logística à EFACEC.

O centro logístico encontra-se construído em torno de um armazém automático de grande capacidade, o qual permite armazenar verticalmente 25.746 euro paletes, tendo diminuindo em 4 vezes as necessidades de espaço de armazenamento. Rapidez, agilidade e flexibilidade de resposta são os benefícios de um sistema que colocou a empresa na vanguarda da logística.

ENTRADAS DA PRODUÇÃO A recepção da produção oriunda das linhas de enchimento tem lugar num conjunto de transportadores dedicados, nos quais as paletes são depositadas por meio de empilhadores ou de veículos autónomos (AGVs). Uma característica distintiva desta instalação é o facto de as paletes serem manipuladas, transportadas e posteriormente armazenadas, sempre em grupos de duas euro paletes ou de quatro meias paletes, isto sem recurso ao uso de palete escrava. UREËWLFD [33]

Novo centro logístico de casbega S.A.  

Autor: Efacec Capital, S.G.P.S. S.A; Revista: robótica nº79

Novo centro logístico de casbega S.A.  

Autor: Efacec Capital, S.G.P.S. S.A; Revista: robótica nº79

Advertisement