Page 1

E S PA Ç O Q U A L I D A D E

GESTÃO DE DOCUMENTOS DO SGQ – (SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE) Linhas de orientação para a elaboração e tratamento de documentos da qualidade.

RESPONSABILIDADES E PREPARAÇÃO –

A documentação do SGQ, deve ser desenvolvida pelas pessoas implicadas nos processos, nas actividades e nas tarefas (com quem “executa”, com quem “faz”…).

Deve deixar-se à organização, a flexibilidade de escolher o modo como pretende documentar o seu SGQ. Cada organização, deve assim, desenvolver a quantidade de documentação necessária para demonstrar que:

Isto levará os intervenientes a ter uma melhor compreensão dos requisitos necessários, e proporcionará um melhor e real envolvimento e responsabilização.

– – – – – –

USO DE REFERÊNCIAS

GENERALIDADES –

Os requisitos contratuais; Os requisitos estatutários e regulamentares (legais); As necessidades e expectativas dos clientes e de outras partes interessadas.

– – – – –

A ligação ao capítulo; Ao requisito; Ao processo, dentro da rede de processos; Ao documento associado.

Deve evidenciar: – – –

A sua actualização; O estado de revisão; A sua edição.

A documentação pode ter qualquer formato ou meio de suporte, tal como papel ou informático, desde que satisfaça as necessidades acima referidas.

O valor da documentação, está justamente em permitir a comunicação das intenções (aquilo que se pretende), e a consistência das acções (aquilo que faz ).

De uma maneira geral esta documentação inclui:

Normalmente, a documentação do SGQ, é organizada de acordo com: – – –

Os processos da organização; A estrutura da norma da qualidade aplicável; Ou combinação entre ambos os factores.

A estrutura da documentação, utilizada no SGQ, pode ser descrita com uma “hierarquia”. Na verdade, esta estrutura facilita o controlo, a distribuição, a manutenção e a compreensão da documentação.

[20]

A utilização de referências nos documentos encurta significativamente o tempo de compreensão do “estado” deste, isto é, permite fazer de forma simples e inequívoca:

Terá, no entanto, de ser apropriada à organização, tanto mais que hoje em dia pretendem-se sistemas documentados e não sistemas documentais.

HIERARQUIA –

Convém que o tipo, a natureza e a extensão da documentação satisfaça: – – –

O planeamento; As operações; O controlo; A melhoria contínua do seu SGQ; Os seus processos; São eficazes.

UREËWLFD

– – – – – – – – –

A política da qualidade e os seus objectivos; O manual da qualidade; Procedimentos documentados; Instruções de trabalho; Formulários; Planos da qualidade; Especificações; Documentos externos; Registos.

TERMOS E DEFINIÇÕES (Os termos e definições relacionados com os documentos, que se seguem, têm como referência – ISO 9000/2005, NP-4433/2003, ISO/TS 10012 e TC 176 sc 2/N525)

Gestão de documentos do SGQ - (Sistema de gestão da qualidade)  

Autor: Pedro Vale; Revista: robótica nº79

Gestão de documentos do SGQ - (Sistema de gestão da qualidade)  

Autor: Pedro Vale; Revista: robótica nº79

Advertisement