Page 1

INFORMAÇÃO TÉCNICO-COMERCIAL Carlos Coutinho Especialista de produtos de Interface e Automação Phoenix Contact Tel.: +351 219 112 760 • Fax: +351 219 112 769 www.phoenixcontact.pt

ESTADOS E COMANDOS TRANSMITIDOS POR SMS Numa conferência realizada recentemente, perguntei à plateia de aproximadamente 150 pessoas se alguém não tinha telemóvel. A resposta foi um silêncio profundo. Numa sociedade em que cada pessoa tem mais de um telemóvel em média, é possível a todos estarem permanentemente informados sobre qualquer assunto. Um exemplo de informação em tempo real, no âmbito de processos industriais, é a transmissão de alarmes por mensagens SMS. Imagine um processo simples de enchimento de um reservatório de água no alto de um monte. A água é recolhida a uma altitude inferior, pelo que tem de ser transportada numa conduta para o reservatório sobre a pressão de uma bomba.

Se o destinatário for um telemóvel, então o relé SMS estará a funcionar como transmissor de eventos ou alarmes, isto é, de mensagens previamente planeadas para enviar quando ocorre um evento ou se verificam as condições de alarme. No exemplo do reservatório, a relé SMS enviaria uma mensagem quando o reservatório estaria na condição de vazio e na condição de cheio. Se o destinatário for outro relé SMS, então esse relé funcionaria como dispositivo de comando. No exemplo do reservatório, o relé SMS faria funcionar a bomba quando o reservatório estivesse na condição de vazio, ou pararia a bomba quando o reservatório estivesse na condição de cheio.

Reservatório de água

ns ge nsa Me SMS

dal

Cau

Reservatório de água

Bomba

dal

Cau Figura 1 . Reservatório e bomba

Quando o reservatório está vazio, a bomba entra em funcionamento; quando está cheio, a bomba pára. Acontece que a bomba pode estar a uma distância considerável do reservatório e não existir um cabo de comando a interligar ambos os locais. Nestas condições, a transmissão de mensagens SMS pode ser a solução para o meio de comunicação.

Bomba

Figura 3 . Exemplo de aplicação do relé SMS, enchimento automático do reservatório de água

Este é apenas um exemplo de aplicação do relé SMS da Phoenix Contact. O relé SMS da Phoenix Contact funciona como dispositivo de transmissão automática de mensagens SMS quando ocorre um evento, ou se observa uma condição. O destinatário poderá ser um telemóvel ou outro relé SMS ou ambos (5 destinatários no máximo).

Outros exemplos são os seguintes: – Aviso de temperatura elevada em câmaras frigoríficas; – Alarme de intrusão em locais remotos sem pessoas. As funcionalidades do relé SMS são as mais simples em comunicações remotas ou telecomunicações. Outras formas mais complexas, mas com maior performances, como por exemplo o estabelecimento de uma comunicação permanente, são possíveis com modems tanto para rede fixa como para rede móvel.

Figura 2 . Relé SMS

[44]

UREËWLFD

Com estes meios e com a disponibilidade de redes de telecomunicações, o conceito de estar permanentemente informado em qualquer lugar e a qualquer hora é uma realidade hoje em dia.

Estados e comandos transmitidos por SMS  

Autor: Carlos Coutinho; Revista: robótica nº79

Estados e comandos transmitidos por SMS  

Autor: Carlos Coutinho; Revista: robótica nº79

Advertisement