Page 1

REPORTAGEM Siemens, S.A. Industry Sector Industry Automation Tel.: +351 214 178 838 · Fax: +351 214 178 051 www.siemens.pt/eventos

INTERPLAY TOUR 2010: A INTERACÇÃO FAZ A DIFERENÇA A Siemens organizou o Interplay Tour 2010, entre 22 de Fevereiro e 5 de Março, que percorreu vários locais de Portugal onde comprovou a interacção entre o novo controlador SIMATIC S7-1200, uma gama completa de painéis SIMATIC HMI Basic, e o sistema de engenharia integrado SIMATIC STEP 7 Basic. Esta é uma solução de automação integrada, destinada especificamente para a classe de controladores compactos.

CONCEITO MODULAR PARA UMA AUTOMAÇÃO COMPACTA O SIMATIC S7-1200 possui uma interface integrada PROFINET, funções tecnológicas e um design escalonável e flexível, o que permite comunicações simples, soluções para tarefas tecnológicas, e ainda satisfaz os requisitos individuais de automação em várias aplicações. A família de controladores SIMATIC S7-1200 pretende satisfazer as necessidades das máquinas do cliente, de uma forma individual. Isto permite uma projecção do sistema do controlador de uma forma escalonável, e as futuras expansões do sistema também se tornam mais rápidas e simples, podendo ser ligado um painel de sinal a todas as CPUs, permitindo ao utilizador personalizá-las, acrescentando entradas/saídas digitais ou analógicas ao controlador sem afectar o seu tamanho físico. Podem ser ligados até 8 módulos de sinal à CPU para apoio de outras entradas/saídas analógicas ou digitais.

Solução Siemens para uma automação compacta

A interacção entre o novo autómato SIMATIC S7-1200 da Siemens, uma nova gama de painéis SIMATIC HMI Basic Line e o sistema de engenharia comum SIMATIC STEP 7 Basic oferece uma solução de automação integrada e destinada à classe de micro-automação compacta. A Siemens demonstrou este facto durante o Interplay Tour 2010, que percorreu o país desde Braga até Faro, com uma participação massiva de técnicos. O novo controlador SIMATIC S7-1200 é modular, compacto e versátil, e está apto para uma gama variada de aplicações, sendo por isso uma solução de automação abrangente. Para além de apresentar um design flexível e expansível, o SIMATIC S7-1200 é uma interface de comunicação que satisfaz padrões da indústria das comunicações e uma gama variada de funções tecnológicas integradas. O desempenho optimizado dos novos painéis SIMATIC HMI Basic, totalmente compatíveis com o novo controlador SIMATIC S7-1200 tal como o sistema de engenharia SIMATIC STEP 7 Basic para controlador e HMI, garante um desenvolvimento simples, um arranque rápido, uma monitorização precisa e ainda um nível de utilização acessível. É exactamente a interacção entre estes produtos e as suas características que lhe garantem eficiência para os pequenos sistemas de automação. Tudo isto fornece uma flexibilidade de soluções inteligentes através de um hardware escalonável, uma criação simples de redes através de uma comunicação coordenada, e ainda, uma engenharia simples e intuitiva para a programação e o comissionamento.

[72]

robótica

A interface PROFINET, integrada no SIMATIC S7-1200, assegura uma comunicação com o sistema de engenharia de programação SIMATIC STEP 7 Basic, com os painéis SIMATIC HMI Basic para visualização, com os controladores adicionais para a comunicação PLC-PLC e com dispositivos de outros fabricantes para integrações avançadas. Este novo controlador possui funções comprovadas pela Siemens: área da contagem e medida, velocidade, posição e controlo de ciclos operacionais, para além da simples funcionalidade de controlo do processo. Podem ser adicionados até 3 módulos de comunicação a qualquer uma das CPUs SIMATIC S7-1200. Os módulos de comunicação RS485 e RS232 permitem comunicações em série ponto-aponto, configuradas e programadas com instruções ou através das funções da biblioteca, o protocolo da drive USS e os protocolos Modbus RTU Master e Slave, incluídos no sistema de engenharia STEP 7 SIMATIC Basic. A interface integrada PROFINET é utilizada para a programação e comunicação com o HMI e o PLC-PLC, e além disso, suporta a comunicação com dispositivos de outros fabricantes, utilizando protocolos abertos Ethernet. Esta inteface possui uma ficha RJ45 auto-crossover e assegura a transmissão de dados a 10/100 Mbit/s. Para além disso suporta até 16 ligações Ethernet e TCP/IP nativo, ISO em TCP e comunicação S7. O controlador SIMATIC S7-1200 possui até 6 contadores de alta velocidade, e tem integradas três entradas a 100 kHz e outras três entradas a 30 kHz para contagem e medição. Para controlar a velocidade e a posição de um motor de passo ou uma unidade com servo-accionamento existem duas saídas de cadeias de impulsos de alta velocidade a 100 kHz. Estas podem ser utilizadas, de forma alternada, como saídas de largura de impulso modulado para controlar a velocidade de um motor, a posição de uma válvula, ou o ciclo de funcionamento de um elemento de aquecimento. Neste controlador são possíveis até 16 ciclos de controlo PID, para uma sintonia automática,

Interplay tour 2010: a interacção faz a diferença  

Autor: Siemens, S.A; Revista: robótica nº78

Interplay tour 2010: a interacção faz a diferença  

Autor: Siemens, S.A; Revista: robótica nº78

Advertisement