Page 1

INFORMAÇÃO TÉCNICO-COMERCIAL igus® Lda. Tel.: +351 226 109 000 · Fax: +351 228 328 321 info@igus.pt · www.igus.pt

ALIVIAR A TENSÃO COM A IGUS Nas calhas porta-cabos articuladas, as exigências em relação à fixação segura dos condutores são particularmente elevadas, devido à limitação de espaço no terminal de fixação, das disposições em várias camadas, das vibrações e variações de temperatura ou mesmo devido aos óleos e lubrificantes. Os elementos de fixação tradicionais dificilmente conseguem suportar todas estas condições. Para fixar os cabos numa calha porta-cabos de forma segura, a igus desenvolveu as abraçadeiras “Chainfix”. Segundo testes realizados no laboratório da empresa a sua resistência à tracção é cerca de três vezes maior do que as abraçadeiras comuns (3.500 N em vez de 1.000 N). O desenho compacto e a sua pequena altura de instalação possibilitam um óptimo aproveitamento do espaço, e uma fixação directa no terminal em polímero/metal (KMA), ou por meio de um perfil C montado antes do elemento de fixação. Os elementos das abraçadeiras de suporte em polímero com arestas garantem uma forte fixação e tracção nos cabos, obtendo-se assim uma fixação segura. Os cabos ficam bem amarrados mesmo quando as forças de tracção sejam elevadas, não sendo possível saírem do seu lugar.

INDICAÇÃO DA DIRECÇÃO DE MONTAGEM Agora existem novos acessórios e outros optimizados, para configurações diferentes e mais rápidas das abraçadeiras. Assim, na parte superior das abraçadeiras “Chainfix” pode-se ler o respectivo número de artigo, e também a direcção correcta de montagem. Lateralmente também constam estas duas indicações para se garantir uma montagem sem qualquer problema e uma encomenda fácil de peças sobresselentes.

Figura 2 . Montagem sem qualquer problema e encomenda simples de peças sobresselentes: o número de artigo e a direcção correcta de montagem constam tanto na parte superior como na lateral da abraçadeira.

VÁRIOS DIÂMETROS COM MULTI-ABRAÇADEIRA Podem ser executadas as mais diversas fixações com as novas multi-abraçadeiras “Chainfix”. Actualmente existem quatro geometrias diferentes de suportes duplos, que possibilitam montar de uma maneira rápida e em pouco espaço diversos cabos de vários diâmetros com apenas uma abraçadeira modular compacta. Graças a estas multi-abraçadeiras de várias filas, também é possível fixar cabos com pequenos diâmetros exteriores de uma forma segura. Os suportes duplos, disponíveis em stock, podem ser encomendados, tanto individualmente para se poder combinar sistemas existentes, como em conjunto completo conforme a opção do cliente. As abraçadeiras “Chainfix” representam, hoje em dia, os elementos de fixação standard para qualquer calha articulada com terminal de fixação polímero-metal. Para além disso a igus, especializada em calhas porta-cabos articuladas, dispõem de numerosas soluções especiais. Tais como por exemplo, as “Chainfix Nuggets” destinadas a fixar cabos e tubos com diâmetros até 20 mm. Estes elementos de fixação muito económicos, tanto em espaço como no custo podem-se aparafusar de uma forma fácil e rápida no perfil C, sem que para tal seja necessária qualquer ferramenta. Outra solução especial são os separadores com fixação integrada. Estes combinam a componente da divisão interior, com os elementos de fixação, sendo apropriados, por exemplo nos tubos articulados.

Figura 1 . Por meio das abraçadeiras “Chainfix” da igus, os cabos são fixos de uma maneira bastante segura nas calhas porta-cabos articuladas. Segundo testes no laboratório são três vezes mais resistentes à tracção do que as abraçadeiras comuns. Agora podem-se obter novos acessórios para uma montagem ainda mais diversificada e rápida dos elementos de fixação.

ENGATE PARA FÁCIL MONTAGEM Para além disso foram também optimizados os suportes duplos por meio de novas saliências de engate que facilitam a montagem, através do aperto dos suportes duplos. Isto leva a uma considerável redução no tempo de montagem. Os suportes são feitos em polímero tribologicamente optimizado “igumid G”. Visto serem resistentes ao atrito, e protegerem os cabos, combinam muito bem com os mais diversos materiais de revestimento (PVC, PUR, TPE e outros). As abraçadeiras podem ser fornecidas em aço lacado, a preto ou em aço inoxidável com um, dois ou três andares.

[46]

robótica

Figura 3 . Multi-abraçadeiras de várias filas com diferentes geometrias dos suportes: os cabos com diversos diâmetros podem ser fixos, num espaço restrito, com apenas uma abraçadeira.

Aliviar a tensão com a Igus  
Aliviar a tensão com a Igus  

Autor: igus® Lda.; Revista: robótica nº78

Advertisement