Page 1

igus® Lda. Tel.: +351 226 109 000 . Fax: +351 228 328 321 info@igus.pt . www.igus.pt

Informação Técnico-Comercial

Rolamentos: Soluções em polímeros com grande potencial A igus, especializada em chumaceiras deslizantes em polímero, também fabrica agora rolamentos de esferas. A igus de Colónia, líder no fabrico de calhas porta-cabos e chumaceiras de deslize em polímeros especiais, oferece também agora, pela primeira vez rolamentos de esferas em polímeros isentos de lubrificantes. Segundo afirmações da empresa há cada vez mais clientes que procuram soluções isentas de manutenção também nos rolamentos. Com 20 anos de experiência nos polímeros de alta performance, tribologicamente optimizados, a igus pretende agora preencher uma lacuna existente, através da utilização do seu laboratório de testes “onde outros materiais normalizados não apresentam uma solução.“ Segundo a igus existem numerosos pontos de aplicação extremos onde os rolamentos de esferas tradicionais, devido aos seus parâmetros de aplicação tais como temperatura, químicos ou humidade estão muito limitados e uma solução especial é difícil ou de elevado custo. Os rolamentos de esferas “iglidur“ agora apresentados pela igus na Feira de Hannover representam “um ainda pequeno primeiro passo em direcção aos rolamentos de esferas em polímeros tecnicamente optimizados e disponíveis em stock , com uma duração de vida útil calculável.“

Muitas aplicações possíveis: rolamentos de esferas em polímeros especial com funcionamento a seco da igus e duração de vida útil calculável.

‘38 · MANUTENÇÃO

Rolamento de esferas em “iglidur A500“ – isento de lubrificantes e de corrosão, resistente a temperatura até 150 °C.

Novidade: rolamento de esferas isento de lubrificantes para temperaturas elevadas O anel interior e exterior assim como a caixa do novo rolamento de esferas em polímero são fabricados com materiais “iglidur“ de alta performance. As esferas do rolamento são isentas de corrosão, em aço inox ou em vidro a fim de obter a máxima resistência a meios agressivos. Também a cerâmica constitui uma outra opção no futuro. Para já, em Hannover foram apresentados rolamentos cujos anéis são fabricados com “iglidur A500“ destinado a elevadas temperaturas. Foram apresentados rolamentos esféricos isentos de manutenção para diâmetros de veio de 3, 6, 8 e 10 mm com resistência a temperatura até 150 °C. Estes rolamentos fáceis de limpar podem ser utilizados na medicina, na indústria química, alimentar, farmacêutica e na biotecnologia, assim como em geral na construção de instalações. É evidente, segundo a igus, que os rolamentos de esferas em polímero de funcionamento a seco não podem ser comparados com os rolamentos metálicos permanentemente lubrificados na vida útil, número de rotações e nas cargas admissíveis. Mas numa grande diversidade de aplicações não são esses os factores principais, mas sim os baixos valores de atrito para se poder actuar com o mínimo de força de accionamento. Além disso, os rolamentos da igus estão disponíveis em stock , em combinação com isenção completa de corrosão, resistência a químicos, isenção de lubrificantes e de acordo com as normas da indústria alimentar. Pretende-se ampliar sucessivamente esta gama, um ponto adicional da nossa atenção concentra-se em soluções específicas para os clientes – como já aconteceu há muitos anos com os casquilhos deslizantes “iglidur“.

Rolamentos: soluções em polímeros com grande potencial  

Autor: igus®, Lda; Revista: Manutenção nº93

Rolamentos: soluções em polímeros com grande potencial  

Autor: igus®, Lda; Revista: Manutenção nº93

Advertisement