ARTIGO TÉCNICO-COMERCIAL
revista técnico-profissional
60
o electricista Palissy Galvani, Electricidade S.A.
PALISSY GALVANI
{O GEL PARA JUNTAS E ISOLAMENTOS}
Os acessórios de gel para juntas de cabos são basicamente compostos por um invólucro rígido e robusto, cheio de gel de silicone. O gel de silicone é uma matriz reticulada que contém uma dispersão de óleo sintético que lhe dá o grau de adesividade e macieza. Este gel cria o isolamento primário, enquanto que o invólucro cria o isolamento secundário, formando um acessório de isolamento duplo, em conformidade com a maioria das normas internacionais. A Raytech, líder italiano em acessórios para cabos, nasceu em 1995 e desde 2003 que está presente em 25 países, levando inovação e qualidade a um mercado cada vez mais exigente. Em 1997 inventou a tecnologia de gel e é ainda neste momento a empresa com a maior gama de acessórios de gel no mundo. As excepcionais características dieléctricas e vedantes do gel de silicone garantem um tempo de vida longo para a junta em qualquer condição ambiental, mesmo nas piores condições. As juntas em gel apresentam, face aos outros tipos, as seguintes vantagens: › São de rápida aplicação, já que vêm prontas a instalar, sem necessitar de qualquer ferramenta especial ou maçarico; › Isto também implica redução de custos porque o custo final está ligado ao tempo de instalação; › São absolutamente não tóxicas, dadas as características do gel, que é quimicamente inerte; › A instalação pode ser realizada em qualquer condição atmosférica e temperatura (de –40ºC a +60ºC) ao contrário de outras soluções; › Não tem prazo de validade; › São re-acessíveis, mesmo passado muito tempo sobre a instalação; › As juntas de gel da Raytech, graças aos componentes do gel e do invólucro, foram certificadas retardadoras de chama, em conformidade com as normas internacionais IEC 332-1, HD 405-1 (EU) e CEI 20-35 (Itália); › Graças às características de não propagação de chama, baixa emissão de fumos e de gases corrosivos, podem ser instaladas em locais
de maior exigência do nível de segurança em situação de fogo, tais como túneis, minas, locais públicos fechados, cinemas, no interior de navios, etc. As juntas da Raytech estão certificadas pela entidade italiana de Registo de Navios, estão instaladas em muitos navios, nos túneis do Monte Branco e em muitas outras aplicações críticas. As instalações típicas para estas juntas incluem a utilização destes componentes directamente enterrados, em calhas ou caixas, ou completamente submersos a qualquer profundidade (bombas submersíveis), ou expostos aos UV e a agentes atmosféricos. A Raytech desenvolveu duas linhas de juntas de gel: as pre-preparadas (CLIK-FIRE e RAPID) e as vazadas (MAGIC JOINT)
CLIK-FIRE Nas CLIK-FIRE, as juntas de formato rectangular foram pensadas para ligações direitas ou para derivações simples ou múltiplas, enquanto que as de formato em “Y” só são adequadas para derivações simples com a saída inclinada do cabo de derivação a ajudar para que o cabo fique na posição correcta. São adequadas para cabos armados ou não, com ou sem blindagem, numa temperatura de operação de -60ºC a +95ºC, atendendo às características do cabo A figura 1 mostra como proceder para a instalação. A junta está finalizada quando os fechos estão apertados e o gel transborda em ambas as extremidades. Nessa altura a conexão está isolada, vedada e protegida com um índice de protecção superior a IP68.