Page 1

133

case-study

carregamento rĂĄpido de veĂ­culos elĂŠtricos: um passo decisivo a favor da mobilidade sustentĂĄvel ABB, S.A.

O veículo elÊtrico (VE), cada vez mais na ordem do dia, insere-se integralmente na tendência atual de desenvolvimento de um amplo espetro de tecnologias verdes. A velocidade e abrangência da sua implementação, no entanto, estão dependentes do aperfeiçoamento de infraestruturas capazes de garantir e otimizar o seu funcionamento, nomeadamente no que diz respeito ao carregamento, gestão das redes e assistência tÊcnica.

O Grupo ABB, na sua qualidade de especialista mundial em tecnologias para energia e automação, tem vindo a desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento de toda uma panóplia de infraestruturas de apoio à mobilidade sustentåvel: postos de carregamento råpido em Corrente Contínua (CC) e Corrente Alternada (CA), software de gestão inteligente de redes e um vasto e flexível portfolio de equipamentos, componentes, e serviços de manutenção.

Terra SC, da ABB: uma solução inovadora para carregamento de veículos elÊtricos Disponível para entrega na Europa no segundo trimestre de 2012, a um preço bastante reduzido para encomendas de pequeno volume, o Terra SC Ê um carregador de CC econó        zar carregamentos de forma råpida e cómoda em zonas comerciais e de escritórios. Carrega completamente um veículo elÊtrico em

30-120 minutos, enquanto o condutor participa numa reunião, vai ao cinema ou toma uma refeição. O Terra SC tambÊm Ê aconselhåvel para pessoas que querem continuar a conduzir mas não necessitam de uma carga completa: pode efetuar o carregamento da bateria dos veículos elÊtricos disponíveis atualmente entre 30% e 80%, em menos de meia hora. Apesar do seu baixo preço, o Terra SC tem uma carcaça externa de aço inoxidåvel, um interface de utilizador com ecrã tåtil a cores, intuitivo, de oito polegadas, e com todas as caraterísticas de ligação inteligentes pelas quais este produto Ê conhecido. É de instalação råpida e fåcil em quase qualquer local             simples de montagem em solo ou parede, que  

      Para além disto, o Terra SC, ao contrário do que acontece com outros carregadores rápidos de CC, utiliza a entrada trifásica de 32 A que está amplamente divulgada, eliminando assim a necessidade de melhorar a ligação à rede, o que é bastante dispendioso.

TERRA SC

www.oelectricista.pt o electricista 41

TERRA 51

Carregamento rápido de veículos elétricos: um passo decisivo a favor da mobilidade sustentável  
Carregamento rápido de veículos elétricos: um passo decisivo a favor da mobilidade sustentável  

Autor: ABB, S.A; Revista: oelectricista/projecto nº41

Advertisement