Page 1

46

formação

casos de aplicação captação de vapor numa måquina de empacotamento de garrafas Texto cedido por Soler & Palau, Lda.

O PROBLEMA

DADOS A TER EM CONSIDERAĂ‡ĂƒO

Uma empresa possui uma måquina de empacotamento de garrafas que solda o invólucro plåstico atravÊs de vapor, expelido pela måquina atravÊs de duas bocas de saída e lançado depois nas instalaçþes onde a måquina se encontra, criando um ambiente húmido e tornando o pavimento escorregadio.

O fabricante da måquina não fornece qualquer informação sobre o caudal de vapor expelido durante a operação, razão pela qual iremos determinar o caudal necessårio em função do diâmetro da boca de saída (125 mm) e da velocidade aconselhada para transportar vapor de ågua, que Ê de 10 m/s.

Determinação das necessidades

A solução

Para averiguar o caudal necessĂĄrio a transportar em cada conduta, utilizaremos a seguinte fĂłrmula

Propõe-se a instalação de uma conduta de 125 mm ligada a cada uma das bocas de saída e que, por sua vez, irá convergir numa conduta geral              a corrosão causada pelo vapor de água, capaz de evacuar 900 m3/h. Na descarga para o exterior, será colocada uma persiana de sobrepressão para evitar a entrada do ar ou de insetos através da conduta. A condução terá um ligeiro ângulo descendente no sentido de circulação do vapor e no ponto mais baixo colocaremos um purgador para recolher a água que será produzida por condensação.

Q = S x Vt em que  Q = caudal em m3/h;  S = secção da conduta em m2;  Vt = velocidade de transporte em m/s. Logo: Q = (0,0625 x 0,0625 x 3,14) x 10 x 360 = 442 m3/h (em cada boca de saída)

Persiana PER-200 W

Extrator CMPT/4-200

ReferĂŞncias dos equipamentos escolhidos

Ă˜ 200 mm

 1 extrator de polipropileno CMPT/4-200;  1 persiana PER-200 W.

Purgador

Ă˜ 200 mm

CMPT/4-200 www.oelectricista.pt o electricista 41

PER-200 W

MĂĄquina de empacotamento de garrafas

Casos de aplicação captação de vapor numa máquina de empacotamento de garrafas  
Casos de aplicação captação de vapor numa máquina de empacotamento de garrafas  

Autor: Soler & Palau, Lda; Revista: oelectricista nº41

Advertisement