Page 1

ARTIGO TÉCNICO-COMERCIAL

revista técnico-profissional

o electricista

141

igus®, Lda.

IGUS

{CABOS ETHERNET INDUSTRIAIS PARA QUALQUER MOVIMENTO}

A igus, especialista na tecnologia de polímeros, apresentou numerosas novidades durante a SPS/IPC/DRIVES, tanto na gama de cabos “chainflex” para calhas porta-cabos articuladas como no sistema modular “drylin E” de unidades lineares com acionamento elétrico. Fizeram parte dos highlights no stand da igus, entre outros, os cabos Ethernet industriais para calhas articuladas. A sua construção específica garante uma qualidade de transmissão de dados constantemente alta, numa utilização com permanente movimento. Com diversas substâncias de revestimento (PUR, TPE, PVC, entre outros), raios de curvatura (a partir de 5 x d), comprimentos (até 400 metros) e ângulos de torção (até ±180°/m) proporcionam um funcionamento seguro em praticamente todas as aplicações móveis.

Figura 1 . Os novos cabos de ligação de motor assim como os terminais em plástico e interruptores de curso: complementam o sistema “drylin E” nos módulos lineares com acionamento elétrico e isentos de lubrificação.

Assim os cabos Ethernet da igus são adequados para as mais diferentes influências químicas, parâmetros dinâmicos, números de ciclos e temperaturas. Um exemplo na gama de cabos Ethernet Industriais é o cabo de fibra ótica “CFLG.2LB” com revestimento ex-

terior em TPE, concebido para comprimentos particularmente grandes até 400 m e raios de curvatura de apenas 5 x d. Este cabo reúne várias vantagens: elevada capacidade de transmissão, estabilidade mecânica assim como ilimitada segurança EMV e longa vida útil. Graças aos dados resultantes de dois mil milhões de ciclos de testes por ano, realizados no laboratório de ensaios da igus com mais de 1.700 m2, é possível predefinir com precisão a vida útil de praticamente todos os cabos da família “chainflex”. No sistema modular “drylin E” de mesas lineares com fuso ou correia dentada e acionamento elétrico, isentos de manutenção, os clientes podem recorrer aos novos componentes e respetivos acessórios. O novo módulo linear de correia dentada ZLW-1660 é adequado para ser aplicado no posicionamento ou deslocamento de cargas axiais até 500 N. O motor de passo NEMA 34 é igualmente uma novidade. Para completar, existem ainda cabos de ligação de motor adequados para calhas articuladas e resistentes a óleos, assim como terminais leves em plástico e interruptores de curso. Neste contexto, segundo a igus, vigora o princípio: “Tudo possível, mas nada é imposto”. O cliente tem a possibilidade de encomendar o sistema linear completo, pronto a ser instalado mas também pode utilizar componentes próprios, como moto-

res de passo e cabos, e encomendar somente o sistema base na igus.

Figura 2 . O novo cabo de fibra ótica Industrial Ethernet “CFLG.2LB” para comprimentos particularmente grandes até 400 metros.

Quer seja para a escolha correta de cabos Ethernet ou para sistemas lineares: as 26 ferramentas de E-Engineering gratuitas da igus, que podem ser encontradas na sua página web e utilizadas sem registo, facilitam aos construtores a escolha e a composição de uma solução adequada. Por exemplo, os cabos com as fichas podem ser configurados muito simplesmente através do configurador QuickPin 2.0, sendo verificados para se poder encomendar completamente confecionados através de um clique. Os utilizadores podem gerar um macro P8 do ePLAN elétrico com base na configuração escolhida sem qualquer problema.

Para mais informações IGUS®, LDA. Tel.: +351 226 109 000 . Fax: +351 228 328 321 info@igus.pt . www.igus.pt

Igus: Cabos ethernet industriais para qualquer movimento  

Autor: igus®, Lda.; Revista: oelectricista/projecto nº39

Igus: Cabos ethernet industriais para qualquer movimento  

Autor: igus®, Lda.; Revista: oelectricista/projecto nº39

Advertisement