Page 1

ARTIGO TÉCNICO-COMERCIAL

revista técnico-profissional

o electricista

80

Schneider Electric Portugal

SCHNEIDER ELECTRIC

{NOVOS CONTACTORES TESYS D PARA COMANDO DE CONDENSADORES – CORREÇÃO DO FATOR DE POTÊNCIA}

PORQUÊ COMPENSAR A ENERGIA REATIVA? 1. Para diminuir a fatura de eletricidade, suprimindo a parte relativa à energia reativa consumida em excesso; esta última é gerada por diferentes tipos de recetores: transformadores, motores, climatizadores, balastros, e outros; 2. Para melhorar a qualidade da energia fornecida por certas redes. › Como compensar a energia reativa? Utilizando um equipamento de compensação à base de condensadores. › Qual o impacto no comando de potência? O comando é acompanhado por um regime transitório, que resulta da carga dos condensadores e que provoca sobre-intensidades extremamente elevadas. Os contactores TeSys D para comando de condensadores foram especialmente concebidos para limitar os picos da corrente de ligação durante a comutação.

LC1DPK LC1DTK

LC1DFK LC1DGK

VANTAGENS Economia e qualidade de energia: › Fatura de eletricidade mais baixa; › Controlo da qualidade da energia consumida. Simplicidade: › Desnecessário fazer cálculos; › Contactor calibrado em kVAR; › Contactor dimensionado para absorver os picos de corrente; › Número otimizado de referências; › Acessórios comuns à gama de contactores standard TeSys D. Eficácia: › 300.000 manobras garantidas; › Redução do tempo de instalação; › Redução dos atravancamentos, graças às dimensões reduzidas dos contactores TeSys D.

CARATERÍSTICAS A impedância de qualquer circuito elétrico apresenta uma componente indutiva e uma componente resistiva. A associação de condensadores dá origem a circuitos oscilantes que podem provocar, na colocação sob tensão, correntes transitórias de forte intensidade (> 180 In) e frequências elevadas (15 kHz). Regra geral, o pico de corrente na ligação é tanto mais baixo quanto: › As indutâncias da rede forem elevadas; › Os transformadores de linha forem de potência reduzida; › A tensão de curto-circuito dos transformadores for elevada; › A relação entre a soma das potências dos condensadores ligados e a potência do condensador a ligar for pequena (caso das baterias com vários escalões).

Schneider electric: Novos contactores Tesysd para comando de condensadores – correção do fator de po  
Schneider electric: Novos contactores Tesysd para comando de condensadores – correção do fator de po  

Autor: Schneider Electric Portugal; Revista: oelectricista nº39

Advertisement