Page 1

CASE-STUDY

revista técnico-profissional

o electricista

68

soluções em energias renováveis {ORIENTADAS PARA GARANTIR PROJETOS FUTUROS}

Para projetos de energia solar onde a empresa belga Enfinity contribui para um futuro na área das energias renováveis, a Weidmüller oferece soluções personalizadas para a recolha de caixas concentradoras de strings e proteção contra sobretensões. Com apenas cinco anos de funcionamento, a Enfinity garante já o seu lugar como a maior empresa belga na área da energia solar. O global player planeia, desenvolve, implementa e gere projetos preferencialmente financiados na área da energia solar. Os sistemas destinam-se ao setor privado e comercial, sendo cada vez mais utilizados na Europa e também nos EUA e Ásia. “O nosso objetivo é dar a todos no mundo a oportunidade de utilizarem os nossos eficientes sistemas de energia solar e eólica”, afirma Jurgen Van Damme da Enfinity. “Para atender às necessidades dos nossos clientes, que vão desde os pequenos sistemas no telhado a grandes parques solares, e também para implementar projetos o mais rápido possível, precisamos de parceiros com soluções sistemáticas e flexíveis. Para a ligação dos nossos painéis solares a strings e proteger o conversor inversor, contamos com uma variada gama de caixas de ligações da Weidmüller.”

CAIXAS DE LIGAÇÕES DE GERADORES DE AGRUPAMENTO INDUSTRIAIS Montadas entre os módulos solares e os inversores, as caixas de ligações de geradores agrupamento asseguram uma interligação

entre as correntes geradas. Os fios individuais (os chamados strings) dos módulos são agrupados e ligados aos principais cabos com a mesma tensão, que por sua vez geram a corrente para o inversor. De acordo com as especificações da Enfinity, a Weidmüller desenvolveu caixas de ligações de geradores que são cuidadosamente projetadas, montadas e testadas de acordo com o sistema solar as necessidades de cada parque.

Caixas de ligações de geradores e proteções - a solução perfeita para todas as necessidades do cliente.

“Com base na nossa ampla gama de produtos e conhecimentos em torno dos quadros de energia, desenvolvemos caixas de ligações e proteção de geradores especificamente para a energia fotovoltaica. Partindo do princípio modular podemos fornecer soluções com a interpretação exata para a arquitetura de sistemas solares individuais - com rapidez e segurança”, afirmou Rudi Vanderstraeten da Weidmüller. “Nas caixas de ligações de geradores e protecção para a Enfinity, são usados os nossos terminais de segurança WSI 25/1, terminais de processo WDU 35N e WPE 16, que foram introduzidos após um teste de descarga parcial com tensão igual para aplicações 1000-V-DC. Também adequados para tensão 1000 V são os componentes de proteção de sobretensão PU I e II, que são aprovados para a Classe II e reduzem realmente a interferência de ruídos por picos de energia.”

SOLUÇÕES PARA TODAS AS NECESSIDADES A partir da concentração de strings, as caixas de ligações de geradores e proteções podem ser diferentes consoante as funções preferidas do utilizador: da separação da

Soluções em energias renováveis: orientadas para garantir projetos futuros  
Soluções em energias renováveis: orientadas para garantir projetos futuros  

Autor: Weidmüller, Sistemas de Interface, S.A; Revista: oelectricista nº39

Advertisement