Page 1

Artigo Técnico-Comercial

revista técnico-profissional

74

o electricista Weidmüller, Sistemas de Interface, S.A.

Weidmüller

{Conectores redondos M23 da Weidmüller}

Os conectores redondos M23 da Weidmüller para utilização em máquinas modulares e engenharia industrial, bem como aplicações “outdoor”. Estes conectores redondos são extremamente compactos e robustos, e foram concebidos para aplicações em sinal, tensão e híbridos. Os contactos dourados garantem excelentes características de transmissão e um elevado número de manobras/ciclos. O Screwty® da Weidmüller representa, nitidamente, o extensível braço do instalador. A Weidmüller oferece a sua gama extremamente compacta e robusta de conectores redondos M23 para satisfazer os requisitos das aplicações nas máquinas e instalações industriais, bem como em ambientes ‘outdoor’. A gama inclui conectores de sinal, de energia e híbridos. O portfólio dos conectores de sinal começa com uma versão de 6 pólos e termina com as versões de 19 pólos; o portfólio dos co-

nectores de energia e híbridos inclui uma versão de 6 pólos (5+PE), assim como uma versão com 4 contactos de energia e 4 de sinal. Todos os contactos são dourados para facilitar > 1000 manobras/ciclos conjugados, e dependendo da versão estão classificados para correntes de 8 A a 28 A; os níveis de tensão situam-se entre 100 V e 800 V. Os contactos destinam-se a técnicas de cravação ou soldadura. Num invólucro de metal robusto, todos os conectores M23 estão disponíveis nas versões mais importantes, como os angulares, de acoplamento e chassis. Para além das versões moldadas e dos SAI integradores com os conectores M23, a gama de produtos também inclui versões personalizáveis, como os conectores componíveis. Os conectores são fáceis de manusear, uma característica que também se aplica quando termina o teste EMC.

Figura 1 . Screwty® da Weidmuller – usar o Screwty® é garantia de aplicar o torque adequado quando instala os conectores M23 e conseguir a melhor vedação. Detalhe: Screwty® M23 em uso.

Os conectores M23 estão equipados com um sistema interno de vedação e uma protecção externa contra vibração – um vedante preto visível. Concebidos para serem utilizados com temperaturas de 40º C a 125º C, os conectores M23 da Weidmüller garantem uma protecção de IP67 e IP69K, de acordo com a EN 60529.

Screwty® da Weidmüller – o extensível braço do instalador Ao utilizar o Screwty® da Weidmüller, uma ferramenta inovadora para apertar e desapertar conectores circulares, permite ao utilizador aplicar o torque necessário quando é necessário instalar o conector circular M23 e garantir o melhor aperto. Além disso, o Screwty® é particularmente vantajoso quando o espaço é pequeno e de difícil acessibilidade. É aqui que se torna na extensão do braço do instalador. Apertar e desapertar cabos com a limitação dos conectores circulares M23, M8 ou M12 é fácil e requer pouco esforço. Os adaptadores intercambiáveis são utilizados para apertar e desapertar conectores circulares M8 ou M12. Além disso, para apertar ou desapertar parafusos de fenda ou Philips, o instalador tem apenas de usar os adaptadores intercambiáveis apropriadas no cabo de torção Screwty®.

Para mais informações Weidmüller – Sistemas de Interface, S.A. Tel.: +351 214 459 191 . Fax: +351 214 455 871 weidmuller@weidmuller.pt . www.weidmuller.pt

Weidmüller: Conectores redondos M23 da Weidmüller  
Weidmüller: Conectores redondos M23 da Weidmüller  

Autor: Weidmüller, Sistemas de Interface, S.A; Revista: oelectricista nº38