Page 1

ARTIGO TÉCNICO-COMERCIAL

revista técnico-profissional

72

o electricista Bosch Termotecnologia, S.A.

JUNKERS

{CONTRIBUIÇÃO PARA UMA MELHORIA DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NAS HABITAÇÕES}

O nosso futuro como forma de vida no Planeta Terra depende da consciencialização a nível mundial, de que é peremptório reduzir as emissões de CO2 para a atmosfera, e neste sentido reduzir o consumo de energia. É fundamental utilizarmos cada vez mais, produtos e equipamentos energeticamente mais eficientes. Paralelamente em termos legislativos, o Decreto-Lei n.º 78/2006, definiu o Sistema de Certificação Energética em edificios (SCE), obrigatório para todos os edifícios a partir de 1 de Janeiro de 2009.

No entanto, a instalação de um Sistema Solar Térmico necessita da instalação de um sistema de apoio que garanta água quente à temperatura de conforto, quando a radiação solar não é suficiente, situação que normalmente ocorre em dias de céu encoberto.

Este Decreto-Lei regula a performance energética dos edifícios, tendo como objectivo a redução do consumo de energia.

A instalação conjunta de painéis solares e estes aparelhos maximiza o rendimento do Sistema Solar reduzindo os custos energéticos, ao reduzir significativamente a factura energética. Correctamente dimensionado um Sistema Solar Térmico permite poupar, em média, anualmente, mais de 70% da energia que se gasta habitualmente para aquecer a água sanitária.

É com base neste enquadramento que surge a necessidade de sistemas e equipamentos energeticamente mais eficientes adaptados a novas habitações ou a reabilitações. Nos laboratórios da Junkers, diariamente, são desenvolvidos e testados novos produtos e novos sistemas para a produção de água quente sanitária ou para a climatização das habitações, energeticamente mais eficientes e mais amigos do ambiente. No âmbito das energias renováveis, a Junkers comercializa uma Gama Completa de Soluções de Sistemas Solares Térmicos para o sector doméstico uni e multi-familiar, sector terciário e industrial.

A introdução no mercado de Esquentadores Termoestáticos permite uma redução nos custos energéticos, uma vez que o esquentador só entra em funcionamento quando a água proveniente do sistema solar está abaixo da temperatura de conforto.

Junkers: contribuição para uma melhoria da eficiência energética nas habitações  
Junkers: contribuição para uma melhoria da eficiência energética nas habitações  

Autor: Bosch Termotecnologia, S.A; Revista: oelectricista nº38

Advertisement