Page 1

FORMAÇÃO

revista técnico-profissional

o electricista

50

Texto cedido por Soler & Palau, Lda.

casos de aplicação {AQUECIMENTO DE UMA IGREJA} O PROBLEMA Um sacerdote de uma determinada igreja observava com preocupação que o número de participantes nas celebrações religiosas baixava consideravelmente no Inverno. Devido ao frio que se fazia sentir no espaço, instalou alguns aquecedores a gás, mas estas eram claramente insuficientes para aquecer um local tão amplo. Um instalador da localidade, conhecedor do problema, dirigiu-se à nossa empresa para pedir que encontrássemos uma solução.

DADOS A TER EM CONSIDERAÇÃO Trata-se de uma sala de 20 m de comprimento por 8 m de largura e 4 m de altura com acesso a outras divisões. Toda a sala está ocupada por bancos de madeira excepto dois corredores laterais de aproximadamente 1 m de largura.

DETERMINAÇÃO DAS NECESSIDADES Ao determinar as necessidades de um local deste tipo, de utilização esporádica, chegámos à conclusão de que a manutenção de uma temperatura confortável quando no exterior existem temperaturas de 5 ou mais graus negativos seria caríssima, pois precisaria de estar em funcionamento durante muitas horas. Em casos como este, optamos por aconselhar um sistema de aquecimento com aquecedores de halogéneo que proporcionam calor instantâneo às pessoas que se encontrem debaixo do seu feixe de luz. O calor é gerado graças a uma lâmpada de quartzo, que ao ser ligada à corrente eléctrica alcança instantaneamente uma temperatura de 2.000º C, emitindo uma radiação de infravermelhos de onda curta, semelhante à luz solar que aquece os corpos opacos sobre os quais incide. A emissão de radiação de onda curta é muito mais vantajosa do que a de onda larga, devido ao facto de a primeira sofrer menos distorções que a segunda, poder alcançar uma distância maior e poder ser focada pois emite uma luz igual à de um projector. Logo pode-se determinar claramente a zona de influência do aparelho.

REFERÊNCIAS DOS EQUIPAMENTOS ESCOLHIDOS › 6 aquecedores de halogéneo HI-3000

As emissões em onda curta também têm um maior rendimento, pois a energia absorvida pelo dióxido de carbono e vapor de água que existe no ambiente é muito menor.

A SOLUÇÃO Tal como foi indicado, procedeu-se à instalação de 6 aquecedores de halogéneo, 3 em cada uma das paredes mais compridas e com uma inclinação de 30º em relação à vertical. O funcionamento de cada uma das lâmpadas era independente, de acordo com o grau de ocupação do local.

Casos de aplicação: aquecimento de uma igreja  
Casos de aplicação: aquecimento de uma igreja  

Autor: Soler & Palau, Lda; Revista: oelectricista nº38

Advertisement