Page 1

DOSSIER

revista técnico-profissional

o electricista

135

Alexandre Chamusca Engenheiro

domótica em condomínios

{UMA NOVA PERSPECTIVA}

Poder oferecer níveis elevados de segurança e conforto com baixos custos de exploração e utilização, representa um valor acrescentado sem precedentes, nos condomínios fechados.

CONDOMÍNIOS – ENQUADRAMENTO Por definição, entende-se por Condomínio, um espaço que é pertença de vários titulares, tendo cada um deles, direitos exclusivos sobre uma ou mais partes (fracções) e sendo, ao mesmo tempo, co-proprietários da sua estrutura comum. Nesse contexto e, em face da multiplicidade de infra-estruturas presentes nos Condomínios, a aplicação de serviços centralizados, conduz-nos à racionalização, optimização e rentabilização dos meios técnicos e humanos, contribuindo para a prestação de serviços rápidos e eficazes, ao mais baixo preço, usufruindo do efeito “economia de escala”.

Assim, todas as pessoas, directa e indirectamente ligadas ao espaço poderão usufruir por um lado, das economias de escala de um sistema integrado de segurança e telecomunicações e por outro, beneficiar da versatilidade e modularidade que uma rede interna de comunicações de dados - voz e imagens - (cablagem estruturada), permitirá ao longo do tempo.

As soluções técnicas deverão ser dimensionadas, de acordo com os meios que será preciso manter disponíveis. Ora, a experiência diz que, nem sempre o menor investimento representa a melhor e mais económica solução a médio/longo prazo. Ou seja, não se justifica instalar sistemas cuja exploração venha a precisar de meios técnicos ou humanos que não se encontram previstos ou que coloquem em causa a viabilidade e/ou a qualidade dos equipamentos / prestação de serviços aos condóminos, anunciados na promoção imobiliária. Se o dimensionamento e implementação de soluções tecnologicamente evoluídas for feito correctamente, permitirá reduzir o número de efectivos para a segurança e exploração das infra-estruturas e proporcionará um elevado nível funcional e operacional dos espaços, aumentando a eficácia na prevenção, detecção e reacção a situações que ocorram no quotidiano do condomínio. Figura 1 . Condomínio – exterior.

Um espaço inteligente é aquele que proporciona aos seus utilizadores uma total satisfação em termos de conforto, segurança, comunicações e poupança de energia. É isso que se pretende para os novos condomínios.

CONDOMÍNIO EM PROJECTO

Para adaptarmos as soluções de segurança e domótica (automação doméstica) às necessidades comuns do conjunto de habitações e as infra-estruturas de apoio que constituem o condomínio, devemos dimensionar um sistema de comunicações entre eles, perspectivando uma série de produtos e serviços de valor acrescentado para todos os seus condóminos.

Para interpretar as necessidades do Condomínio, é preciso analisar quais os principais objectivos a atingir com a implementação das soluções técnicas integradas ao serviço do condomínio.


DOSSIER

revista técnico-profissional

o electricista

137

Actualmente, todos sentimos necessidade de protecção contra qualquer tipo de acidente ou acto que possa colocar em risco pessoas e/ou bens. Encontram-se nestes casos a prevenção contra os riscos de incêndio, fugas de gás, inundações, intrusão, roubo e vandalismo. Ao conjunto de medidas e equipamentos que previnem e detectam os riscos enunciados, convencionou-se designar por Segurança. Noutro âmbito e sem prejuízo ou redução dos níveis de Segurança, cada vez mais as nossas casas são dotadas por um conjunto de equipamentos técnicos para aquecimento, ar-condicionado, som ambiente e outros, que visam dar resposta às nossas, cada vez maiores, necessidades de bem-estar e Conforto, conjugadas com a optimização permanentes de custos.

A SOLUÇÃO SEGURANÇA + DOMÓTICA A abordagem Micro deve ser realizada através de uma solução única capaz de conjugar elevados níveis de Segurança, com funções de comando e controlo (Domótica):

cenários consoante o uso a dar a cada divisão, com um simples toque de interruptor de parede responsável pela “macro”), o circuito de tomadas de cablagem estruturada (voz, dados e imagem), o sistema de telecomunicações (e a sua interligação ao alarme e vídeo-porteiro), o circuito fechado de câmaras de vídeo-vigilância (e a sua interligação ao circuito de TV), o comando do portão automático via telemóvel (e a sua integração ao circuito de iluminação de entrada), são algumas das principais instalações técnicas especiais que integram o conceito de Casa Inteligente (segurança electrónica + domótica).

A bifuncionalidade dos detectores de presença (de segurança, quando o alarme está ligado e de iluminação, quando o alarme está desligado), o controlo automático das luzes exteriores (o circuito de iluminação de decoração da vivenda e os circuitos de iluminação de segurança), a simulação de presença, os alarmes técnicos (gás, água e fogo) com corte automático do circuito de gás e/ou de água, o registo dos últimos 500 eventos, o telecomando integrado dos aparelhos de TV, vídeo e Hi-Fi, luzes (candeeiros, focos) e aparelhos (como por exemplo: estores motorizados), o reporte automático de determinados eventos para vários números de telefone fixo e/ou móvel, as tele-acções por telefone e/ou telemóvel (accionar ou desligar remotamente o alarme, aquecimento ou o ar condicionado, a rega ou um grupo gerador), a ligação parcial do alarme (para permitir circular em casa com os principais acessos protegidos), o controlo dos diversos circuitos de iluminação interior (criando Figura 4 . Painel de controlo (exemplo).

A solução “Wireless” abrange equipamentos para Segurança, em particular detecção de incêndios, fugas de gás, inundações, protecção contra intrusão e roubo, inclui ainda o controlo de funções de Domótica, podendo também integrar funções suplementares de verificação por áudio e vídeo. Por oferecer níveis elevados de segurança e conforto com baixos custos de exploração e utilização, representa um valor acrescentado sem precedentes, nos condomínios fechados.

Extraído do livro técnico: “A inteligência que se instala” do mesmo autor, editado pela Ordem dos Engenheiros e patrocinado pela Siemens, ESEGUR, Honeywell e XKT. Figura 3 . Solução integrada de segurança e domótica da Siemens para Condomínios.

Domótica em condomínios: uma nova perspectiva  
Domótica em condomínios: uma nova perspectiva  

Autor: Alexandre Chamusca; Revista: oelectricista/projecto nº32

Advertisement