Page 1

ARTIGO TÉCNICO-COMERCIAL

revista técnico-profissional

143

o electricista Siemens Industry Building Technologies

SIEMENS

{CONFORTO E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM EDIFÍCIOS}

Como é do conhecimento geral, os edifícios são responsáveis por cerca de 40% dos consumos energéticos. Como tal, as empresas sabem o peso da factura energética e tentam reduzir a mesma para que a sua competitividade e produtividade não diminuam, pois é um custo elevado que é pago no seu dia-a-dia. Embora a fase de projecto e de concepção de um edifício seja muito importante para o dotar de elevados níveis de eficiência energética, é na fase da exploração que se experimenta e se beneficia da eficácia das soluções adoptadas. Para garantir que um edifício seja energeticamente eficiente, este deve ter associado à sua exploração uma gestão energética e operacional eficiente, coordenada pelo DESIGO™, um sistema composto por autómatos e software de controlo e programação livre para toda a gama de aplicações em edifícios. Com funções de sistema, como controlo de eventos, programação de horários e registo de tendências, conjugadas com estratégias de controlo sofisticadas, o DESIGO™ é uma solução versátil e um investimento de futuro graças à tecnologia web, as bases de dados e as comunicações abertas. A divisão Building Technologies (BT), da Siemens Industry, desenvolveu um conjunto de módulos de serviços Advantage Services™ dedicados a edifícios. Dentro deste conceito surgem os EOS (Energy Optimization Services) que monitorizam, analisam e optimizam o consumo de energia dos edifícios, sem comprometerem os níveis de conforto, permitindo atingir poupanças de custos operacionais e de energia. Os EOS estão divididos em três módulos:

1› Monitorização de energia Através de um conjunto de dados e rela-

tórios referentes aos consumos, custos e emissões energéticas de um edifício, a BT fornece informação detalhada sobre o actual consumo energético desse espaço. Estes dados permitem identificar áreas onde existem potenciais poupanças e melhorias na eficiência dos sistemas e das instalações técnicas. Com o EMC – Energy Monitoring Controlling e o ERC – Energy Remote Center, os custos energéticos e operacionais são optimizados significativamente.

2› Análise e controlo de energia Nesta fase, a BT desenvolve e garante um plano de optimização de energia actualizado anualmente, em cooperação com o cliente. Uma colaboração possível através de reuniões periódicas com o parceiro, onde o objectivo é analisar o plano de optimização.

3› Optimização de energia Com a implementação, recomissionamento e readaptação do DESIGO™ conseguem-se alcançar poupanças de energia na ordem dos 30%. Um exemplo dessa boa gestão é o módulo economizador de controlo de temperatura e humidade, o qual selecciona automaticamente a fonte de energia mais barata e disponível para satisfazer as necessidades de arrefecimento e aquecimento.

TOTAL BUILDING SOLUTIONS As soluções globais para edifícios são aplicadas através do conceito TBS – Total Building Solutions, que resulta da combinação correcta de todos os subsistemas de protecção e segurança, com automação e gestão técnica. O TBS da Siemens possibilita uma gestão e controlo com optimização energética, bem como uma gestão e tratamento de alarmes de perigo, aumentando a segurança. Esta solução permite a operação e gestão centralizada, de forma coordenada e integrada, de todos os equipamentos e sistemas, assegurando ainda a sua utilização de uma forma coerente, bem como a realização de interacções automáticas entre os diferentes componentes. A implementação do conceito TBS desenvolve-se em quatro camadas, cada uma com características próprias, e às quais se encontram associadas funções específicas. São elas: › Instalação - composta por todos os equipamentos de campo destinados à aquisição e análise, como sejam detectores de incêndio e gás; detectores de movimento; câmaras de vigilância; sensores de temperatura; actuadores; entre outros.


o electricista

revista técnico-profissional

ARTIGO TÉCNICO-COMERCIAL 146

obter poupanças significativas de custos.

ADVANTAGE SERVICES™ A eficiência energética em edifícios representa um grande potencial em termos de redução dos consumos energéticos e das respectivas emissões dos gases com efeito de estufa. Os custos cada vez mais elevados da energia, as preocupações crescentes com o ambiente e as novas politicas nacionais e europeias levam a que cada vez mais os responsáveis pelas empresas e instituições tragam para a agenda do dia acções e mecanismos de controlo que levem a uma melhor e mais racional utilização da energia de que dispomos.

PUB

Os serviços de manutenção preventiva aplicados nos sistemas de Gestão Técnica Centralizada (GTC), através da adopção de medidas preventivas e correctivas, permitem que as operações diárias sejam efectuadas em segurança, com o mínimo de avarias e de uma forma eficiente.

Os serviços de gestão em função do ciclo de vida dos sistemas e equipamentos permitem encontrar as soluções apropriadas com a melhor relação custo-benefício para o gestor ou proprietário do edifício. Adicionalmente, a manutenção em função do ciclo de vida oferece soluções personalizadas que garantem que os sistemas de GTC são continuamente actualizados, o que permite que o edifício funcione em função das necessidades para as quais foi concebido. A BT tem ainda serviços de formação e consultoria que englobam formação em GTC, através de ferramentas apropriadas, permitindo elevar o conhecimento e o knowhow das equipas de operação e de manutenção, levando a que o edifício seja operado com eficácia e rentabilidade e permitindo

Para mais informações SIEMENS INDUSTRY BUILDING TECHNOLOGIES Tel.: +351 214 204 151 sbt.pt@siemens.com

Siemens: Conforto e eficiência energética em edifícios  
Siemens: Conforto e eficiência energética em edifícios  

Autor: Siemens Industry; Revista: oelectricista/projecto nº32

Advertisement