Page 1

ARTIGO TÉCNICO-COMERCIAL

revista técnico-profissional

161

o electricista Eunice Cruz Gestora de produto de Segurança e Sistemas de Gestão de Edifícios . Legrand

LEGRAND

{TERMINAR COM O DESPERDÍCIO DE ENERGIA}

A iluminação representa até 40% dos consumos de electricidade de um edifício terciário. A Legrand desenvolveu soluções de gestão de iluminação conforme as exigências de economia de energia e respeito pelo meio ambiente. A iluminação, o aquecimento e o ar condicionado, contribuem para o maior consumo de energia dos edifícios terciários. Estes consumos significativos podem ser geridos de forma mais eficaz, com a utilização de soluções de gestão de iluminação. Existem cada vez mais organizações a implementar a gestão de iluminação porque reconhecem as suas vantagens e benefícios: › Economia de energia A economia de energia constitui a principal vantagem. A gestão de iluminação poderá obter uma economia de energia em mais de 30%, reduzindo os custos de funcionamento do edifício em 10% ou mais. O desperdício de energia pode-se eliminar através de um sistema de gestão automática da iluminação, que utilize a luz de forma inteligente: os níveis certos de intensidade luminosa, no tempo e local certos. › Redução de custos Garantir a iluminação somente quando ela é necessária permite poupar dinheiro e ajuda a reduzir as emissões de gases com efeito de estufa (GEE). Podemos alcançar uma poupança complementar nos custos na redução da utilização do ar condicionado e ventilação, na substituição de lâmpadas, alteração do consumo de energia nos horários de maior sobrecarga da rede.Redução de custos pode chegar até aos 55% baseado na norma EN 15 193 (com a utilização de diversos tipos de controlo).

› Cumprimento normativo A norma europeia EN 15 193 fornece uma directriz para o desempenho energético dos sistemas de iluminação. A Legrand escolheu esta norma para demonstrar o desempenho energético das suas soluções de iluminação. Espera-se que esta norma sirva de base à maioria das regras de edificação do mundo. › Prática de construção sustentável A gestão de iluminação pode ser implementada em projectos de edificação sustentável (por exemplo LEED, HQE, BREEAM ou GREEN STAR, e outros) como uma solução de elevada eficiência energética, a qual pode aumentar a comodidade e conforto dos ocupantes do espaço. Com o objectivo de uma comunicação clara e correcta, todos os valores correspondem aos padrões de referência Legrand, extraídos da Norma Europeia EN 15 193, em especial no que se refere à economia de energia estimada.

O SENTIDO ‘SUSTENTÁVEL’ É SINÓNIMO DE SENSO COMUM Reconhecendo a necessidade de preservar o meio ambiente e preservar os recursos, a Legrand trabalha para adoptar práticas ecológicas e integrar o seu compromisso com o meio ambiente no seu planeamento estratégico e nos processos de decisão.

Legrand: Terminar com o desperdício de energia  
Legrand: Terminar com o desperdício de energia  

Autor: Eunice Cruz; Revista: oelectricista/projecto nº32

Advertisement