Page 1

ARTIGO TÉCNICO-COMERCIAL

revista técnico-profissional

66

o electricista Eduardo Soares, João Nabo Policabos, S.A.

POLICABOS

{INTERFERÊNCIAS ELECTROMAGNÉTICAS – A IMPORTÂNCIA DOS CABOS ELÉCTRICOS}

Todos os equipamentos eléctricos são fontes de interferências de vários tipos e níveis. Uma grande parte dessas interferências é emitida por cabos eléctricos. Para minimizar este fenómeno e ajustar o sistema aos princípios da compatibilidade electromagnética, a Policabos S.A. disponibiliza uma gama completa de cabos blindados. Uma das maiores fontes de interferências electromagnéticas são os dispositivos equipados com inversores/variadores de velocidade, nos quais a grande frequência de alterações na intensidade da corrente eléctrica, bem como a grande amplitude dos impulsos eléctricos, produzem interferências electromagnéticas transmitidas para o ambiente. Para frequências inferiores a 10 MHz as interferências transmitem-se principalmente através dos campos electromagnéticos gerados por essas correntes, sendo que para valores de frequência superiores a 30 MHz, estas são transmitidas sob a forma de radiação.

medidos, na segurança dos dados transmitidos e na velocidade da própria transmissão. Para além disso, graças a este tipo de cabos blindados, podemos evitar a montagem de uma instalação de comando/sinal e outra de alimentação, em dois canais separados. Em vez de instalar os cabos separadamente e afastados, em diferentes caminhos de cabos que, por vezes, podem chegar a vários quilómetros, pode-se desta forma instalar os cabos de sinal e alimentação lado a lado, obtendo-se assim um menor custo de instalação. Os cabos Olflex blindados em tranças de cobre foram especialmente criados para aplicações de alimentação de servo-motores. A constituição destes cabos permite não emitir interferências, impossibilitando a sua passagem aos cabos instalados próximos destes.

CABOS ÖLFLEX® SERVO 2YSLCY O OLFLEX SERVO 2YSLCY é um cabo de alimentação com blindagem dupla para tensão de utilização de 0.6/1 kV. Este cabo apresenta uma baixa impedância da sua blindagem, sendo ideal para alimentar equipamentos com servo motores.

Por outro lado, as frequências intermédias têm a sua contribuição em ambos os tipos de emissão. Tendo em linha de conta que os inversores/ variadores de velocidade são imprescindíveis na regulação de qualquer tipo de potência, possibilitando uma regulação efectiva e diminuindo consideravelmente o gasto de energia, considera-se por isso de especial relevância os cabos de alimentação utilizados. A aplicação de cabos blindados apropriados do ponto de vista da qualidade, na alimentação e transmissão de dados, tem uma influência notável na fiabilidade dos sinais

Garante a transmissão de potência sem perdas consideráveis, quando comparado com cabos convencionais. Este tipo de cabo é o mais utilizado em ambientes com grande nível de interferências electromagnéticas (como por exemplo na indústria automóvel, do papel, da madeira, entre outras).

CABOS OLFLEX® CLASSIC 100CY O OLFLEX CLASSIC 100 CY é uma gama de cabos de alimentação e comando com blin-

Policabos: Interferências electromagnéticas – a importância dos cabos eléctricos  

Autor: Eduardo Soares, João Nabo; Revista: oelectricista nº32

Policabos: Interferências electromagnéticas – a importância dos cabos eléctricos  

Autor: Eduardo Soares, João Nabo; Revista: oelectricista nº32

Advertisement