Page 1

ARTIGO TÉCNICO-COMERCIAL

revista técnico-profissional

48

o electricista ABB, S.A.

ABB

{NOVOS AUTÓMATOS AC500-ECO E NOVOS MÓDULOS DE E/S S500-ECO}

Adquirir apenas o equipamento necessário, reduzir os tempos de programação, desenvolvimento e colocação em serviço, obter baixos custos de manutenção – estes são alguns dos requisitos solicitados pelas aplicações mais exigentes em automação. PLATAFORMA DE AUTOMAÇÃO EXPANSÍVEL AC500 DA ABB Os autómatos AC500-eCo são CPUs e constituem o membro mais novo da plataforma expansível de automação AC500 da ABB. Abrangem a pequena/média aplicação e são particularmente adequados para as indústrias têxtil e alimentar, em edifícios, armazéns, transporte automatizado e também em aplicações de energia solar e meio ambiente.

laridade (até 7 módulos de ampliação de E/S) e a sua oferta de comunicações (até 2 saídas de comunicação série). A porta de comunicação integrada (COM1) permite a programação do equipamento e da comunicação de série (RS485, ASCII e CS31) com outros dispositivos. Existe a opção de adicionar uma segunda porta série adicional (COM2) para a programação da CPU e da comunicação série (RS485 e ASCII). É também possível adicionar um relógio-calendário (tempo real). É possível utilizar um SD Card opcional e standard para realizar a carga da aplicação, registar dados (função data logger) e actualizar o firmware da CPU.

São ideais para máquinas, bem como pequenas e médias instalações, devido ao seu baixo preço, ao seu formato compacto (integram E/S digitais e analógicas), à sua modu-

Estão disponíveis novos módulos de E/S S500-eCo digitais e analógicos adicionáveis: › Blocos de bornes de 9 ou 11 terminais extraíveis de rosca ou parafuso com ligação frontal ou lateral; › Conectores HE 10-20 para ligação rápida com interfaces de ligação com/ou sem relés. Os módulos de E/S S500-eCo são módulos digitais e analógicos de formato médio com

metade do tamanho dos módulos de E/S S500 existentes. Permitem ter uma configuração à medida e ajustam-se melhor às necessidades dos clientes. Compatibilidade total entre CPUs e módulos de E/S: as novas CPUs AC500-eCo são programadas com a mesma ferramenta de desenvolvimento que as CPUs AC500, e são totalmente compatíveis com os módulos de E/S S500. Mais, os módulos de E/S S500-eCo são totalmente compatíveis com as CPUs AC500 e módulos de E/S S500. A configuração do sistema realiza-se mediante a ferramenta de programação e desenvolvimento Control Builder PS501. Trata-se de uma ferramenta completa baseada no CoDeSys, para a programação de todas as CPUs AC500 e AC500-eCo. Esta ferramenta de programação está normalizada IEC 61131-3 para a programação em cinco línguas. Outras características desta ferramenta são a configuração do sistema global incluíndo os buses de campo e redes industriais, as funções de diagnóstico avançadas, os alarmes, as visualizações, as interfaces abertas (DDE, OPC). Possibilidade de utilizar os painéis de operador (VISU) para controlo local HMI (licença HMI) ou remoto (licença WebServer).

ABB: novos Autómatos AC500-eCo e novos módulos de E/S s500-eCo  
ABB: novos Autómatos AC500-eCo e novos módulos de E/S s500-eCo  

Autor: ABB, S.A; Revista: oelectricista nº32

Advertisement