ARTIGO TÉCNICO-COMERCIAL
revista técnico-profissional
129
o electricista RUTRONIK Portugal
iluminação pública a LED {UMA PERSPECTIVA BRILHANTE}
Iluminação pública com LEDs Dolphin, da Everlight
O progresso constante da tecnologia LED permite avançar agora para áreas da iluminação que estavam fora de questão há alguns anos atrás. E isto graças à grande melhoria verificada seja na eficiência luminosa, seja na durabilidade dos LEDs, cujas vantagens, de modo especial para a iluminação pública, são inúmeras. Mas o que está aqui em causa é mais do que a mera substituição das lâmpadas comuns por LEDs. De facto, estes componentes vêm alterar de forma dramática o design da iluminação clássica. A Rutronik é de opinião que o sector da iluminação tem um grande potencial de futuro. Em colaboração com a Everlight e a Osram, desenvolveu iluminação pública a LED, entrando assim num segmento completamente novo e inovador para o mercado dos LEDs. De facto, ela já está a colocar em marcha um primeiro projecto nesta área, em Remchingen, perto de Karlsruhe (BadenWürttemberg), para o qual conta com o apoio da Everlight.
Dimensões reduzidas, pouca manutenção, eficiências luminosas cada vez maiores, longa duração e uma imensa variedade de opções de concepção: as inúmeras vantagens associadas aos LED´s fazem com que assumam um papel cada vez mais importante na iluminação. Neste artigo, Marcus Oechsle, Senior Marketing Manager da Divisão de Optolectrónica da Rutronik, explica a importância desta nova tecnologia. Tanto o cliente, como o fabricante e o distribuidor estão extremamente satisfeitos com a forma como o projecto tem vindo a evoluir, cujas exigências, objectivos e aspectos técnicos explicaram à redacção do Rutroniker. Foi a Marcus Oechsle, Gerente Sénior de Marketing da Divisão de Optoelectrónica da Rutronik, que coube esclarecer os pormenores:
Os LEDs da Dolphin, com uma potência de 90 Watt, asseguram a mesma claridade que as lâmpadas de descarga de vapor de mercúrio de alta pressão vulgares de 400 W.
Quais os principais motivos que levaram a Rutronik a decidir entrar no mercado da iluminação pública? Marcus Oechsle (MO): Por um lado, a iluminação pública, sobretudo no que diz respeito ao ambiente e à eficiência energética, tem um papel cada vez mais importante no mundo. Exemplo disso é o facto, por exemplo, de até 2010/2011, e de acordo com o disposto na Directiva EuP, as lâmpadas de descarga de vapor de mercúrio de alta pressão deixarem de ter a marcação CE devido à sua eficiência relativamente baixa. O que significa que, a partir dessa altura, essas lâmpadas deixarão de poder ser comercializadas na União Europeia. Na sequência da adopção destas medidas, também as lâmpadas de descarga de vapor de sódio de alta pressão e as lâmpadas de descarga de vapor de halogéneo de alta pressão metálicas vão ser submetidas a uma comparação manifestamente mensurável. O aspecto decisivo vai ser a correlação directa