Page 1

Informação Técnico-Comercial

WEGeuro - Indústria Eléctrica, S.A. Tel.: +351 229 477 700/708 . Fax: +351 299 477 792 info-pt@weg.net . www.weg.net/pt

Economia, desempenho e produtividade nos motores trifásicos da WEGeuro O W22 é o novo motor trifásico da WEGeuro, que se caracteriza por um alto rendimento, uma economia de energia, um baixo custo operacional, uma longa vida útil e uma baixa manutenção. Os motores eléctricos mais eficientes e com custo de operação reduzidos foram a base para o desenvolvimento desta nova linha de motores trifásicos.

Este é um produto que opera com alta eficiência, tendo por isso uma elevada produtividade e gerando o máximo de rendimento para o cliente. Para além disso, esta nova linha W22 excede os valores de rendimento previstos em norma, resultando num menor consumo de energia eléctrica. A durabilidade é outro dos padrões deste motor por utilizar um ferro fundido de alta resistência mecânica, produzido pela própria WEG. Além disso, esta nova linha de motores trifásicos associa a qualidade do ferro fundido com as vantagens de um design inovador, oferecendo maior resistência ao impacto e uma melhor dissipação térmica, assegurando maior durabilidade e confiabilidade em aplicações severas.

A linha W22 adopta o exclusivo sistema de isolamento WISE (Weg Isolation System Evolution) desenvolvido pela WEG, que eleva a rigidez dieléctrica do bobinado, permitindo a operação com inversores de frequência até 690 volts. O projecto de sistema de ventilação da linha W22 proporciona menores níveis de ruído e permite uma melhor distribuição do fluxo de ar sobre o motor, minimizando os pontos quentes na superfície, aumentando a confiabilidade e longevidade do motor. O novo posicionamento dos olhais de içamento e da caixa de ligação contribuem para reduzir a dispersão do fluxo de ar. Com este novo sistema de ventilação nota-se uma redução da elevação da temperatura nos mancais, resultando em maiores intervalos de relubrificação, e baixos níveis de ruído. O aumento do volume interno da caixa de ligação facilita o acesso aos terminais de conexão e ainda permite a instalação de conectores auxiliares.

‘48 · MANUTENÇÃO

Garante uma maior facilidade e segurança nas conexões eléctricas durante a instalação e manutenção do motor. O novo projecto da carcaça reduz a dispersão do fluxo de ar e contribui para o aumento da força térmica entre o motor e o ambiente, resultando numa redução de pontos quentes na superfície da carcaça e no aumento do intervalo de relubrificação dos rolamentos. Tem dois olhais, fáceis de manusear e que proporcionam maior segurança durante a instalação, e locais específicos para o posicionamento de sensores de vibração, como superfícies planas e ortogonais ao eixo do motor (horizontal e vertical), conforme recomendações técnicas de manutenção, facilitando o processo de medição, inclusivamente na região traseira do motor. Os seus pés maciços facilita o alinhamento e consequente instalação, e os seus pés inteiriços, parte integrante da carcaça, aumenta a capacidade de absorção de impacto. O seu exclusivo sistema de vedação dos mancais aumenta a vida útil do motor em ambientes adversos e facilita a transformação do grau de protecção dos motores em estoque nas filiais e revendas, reduzindo os itens de inventário (partes e peças). O grau de protecção padrão é IP55, mas pode ser facilmente aumentado para IP65 por meio do kit adaptador WEG, que compreende uma caixa sobressalente com nova vedação dos suportes para uma maior protecção contra o ingresso de poeiras e água, e permite a utilização de limpeza a altas pressões.

Economia, desempenho e produtividade nos motores trifásicos da WEGeuro  

Autor: WEGeuro - Indústria Eléctrica, S.A.; Revista: Manutenção nº98 e 99

Economia, desempenho e produtividade nos motores trifásicos da WEGeuro  

Autor: WEGeuro - Indústria Eléctrica, S.A.; Revista: Manutenção nº98 e 99

Advertisement