Page 1

igus® Lda. Tel.: +351 226 109 000 . Fax: +351 228 328 321 info@igus.pt . www.igus.pt

Informação Técnico-Comercial

Guias lineares com ajuste Novidade: “Guias DryLin W“ agora com folga ajustável Folga ajustável, isenção de lubrificantes e insensibilidade à sujidade – são estas as tendências actuais da tecnologia linear. Para este fim os técnicos de guias deslizantes, da igus GmbH, em Colónia, acabam de desenvolver um novo sistema de guias lineares “DryLin W“ com a possibilidade de um ajuste manual da folga. Adaptável à medida desejada apertando ou desapertando. A nova unidade linear foi apresentada agora na “Motek 2008“ e vai ser lançada a nível internacional.

existem outras características, como “a baixa altura de construção e muito bons valores de fricção e desgaste“, explica Stefan Niermann. Acrescentase ainda a isenção de manutenção, um baixo peso e a elevada resistência à sujidade e humidade. O ajuste da folga pode também ser transferido para as unidades lineares de fuso e os módulos de correia dentada do programa.

AINDA MAIS FLEXÍVEL COM “TURN-TO-FIT“

Figura 1 . Novo: chumaceira de deslize linear “DryLin W“ isenta de lubrificação com função “turn-to-fit“ para ajuste manual da folga.

A história do novo princípio “t urn-to-fit“ é simples e lógico, declara a igus. Há alguns anos que foi desenvolvido o sistema “DryLin W“uma nova geração de guias –o desenho que permite uma construção flexível e modular e por conseguinte uma fácil montagem. A este sistema com as múltiplas possibilidades de configuração (guias simples ou duplas em alumínio anodizado duro, chumaceiras simples ou carros completos), acrescenta-se agora mais um factor de selecção, que é o livre ajuste da folga àmedida. Esta variante pode ser fornecida no tamanho 10. As outras dimensões (06, 16 e 20) virão a seguir.

Pode-se optar por uma folga definida através do ajuste com uma chave sextavada, ou pré-tensão sem folga. Rodando um parafuso de fixação aplicado lateralmente é possível ajustar a tolerância do sistema, em toda a superfície de apoio do “DryLin W“ isento de manutenção. A regulação é efectuada em passos pequenos, por meio de um enganche sonoro e sensível. A seguir o casquilho assenta correctamente no veio podendo movimentarse linearmente. Em caso de desgaste, pode ser facilmente reajustado. Stefan Niermann, gestor de produto da tecnologia linear igus: “ O objectivo do trabalho de desenvolvimento foi dar ainda mais liberdade aos construtores e melhorar ainda mais a precisão.“

TRIBOLOGIA OPTIMIZADA O sistema consiste numa chumaceira com várias peças e uma folha de deslize produzida especialmente para este fim num polímero tribológico. Para além da estrutura simples e dos materiais permanentemente testados,

‘44 · MANUTENÇÃO

Figura 2 . Sem problemas com a folga (pela esquerda): A guia e o patim “DryLin W-1040“, a mesa linear de accionamento por fuso “DryLin SLW-1040“ e o módulo de correia dentada “DryLin ZLW-1040“ podem também ser ajustados sem folga.

Guias lineares com ajuste: novidade - "Guias OryLin W" agora com folga ajustável  

Autor: igus®, Lda; Revista: Manutenção nº98 e 99

Guias lineares com ajuste: novidade - "Guias OryLin W" agora com folga ajustável  

Autor: igus®, Lda; Revista: Manutenção nº98 e 99

Advertisement