Page 1

igus® Lda. Tel.: +351 226 109 000 . Fax: +351 228 328 321 info@igus.pt . www.igus.pt

Informação Técnico-Comercial

“xiros” contra fricção e desgaste Rolamentos de esferas em polímeros isentos de manutenção em novos materiais e dimensões Há um ano que a igus GmbH de Colónia, especialista em casquilhos de deslize em polímeros tribologicamente optimizados, lançou no mercado pela primeira vez os seus próprios rolamentos em polímero. Graças aos muitos pedidos dos seus clientes foi então criada uma linha de produtos própria: o rolamento de esferas “xiros” em polímero sem manutenção. A designação “xiros” é derivada do antigo grego “xsiros”, que significa “seco” – rolamentos de esferas para o funcionamento a seco sem lubrificantes. Na Feira de Hanôver a igus apresentou os novos rolamentos de esferas, cujos anéis tanto interior como exterior são concebidos em mais dois novos materiais. Também existem mais dimensões. Figura 1 . Rolamentos de esferas “xiros”, com duração de vida útil calculável e optimizados em termos de desgaste.

A primeira variante consiste em rolamentos de esferas em polímero para funcionamento a seco com temperaturas elevadas até 150 °C, os quais foram aperfeiçoados em relação ao seu desgaste. Os campos de aplicação encontram-se nos equipamentos médicos, químicos, alimentares, farmacêuticos e biológicos assim como na construção de equipamentos em geral pelas suas características anti-magnéticas, altamente resistentes à corrosão, fáceis de limpar e abertos. A segunda variante trata-se de rolamentos de esferas em polímero sem manutenção para campos de utilização mais amplos com temperaturas normais, igualmente concebidos num polímero especialmente desenvolvido para este fim.

‘24 · MANUTENÇÃO

De ano para ano são desenvolvidos no laboratório da igus mais de 120 novos componentes de polímero e efectuados mais de 8.000 testes a fim de se poderem dar aos clientes prognósticos precisos em relação à duração de vida útil dos rolamentos para cada caso de utilização ou desenvolver campos de utilização completamente novos. Nos testes é verificado principalmente o desgaste, o valor de atrito e as forças motrizes necessárias sob as combinações mais diversas de carga, velocidade e outras condições ambientais (temperatura, meio, sujidade, choque, corte).

"xiros" contra fricção e desgaste  

Autor: igus®, Lda; Revista: Manutenção nº97

"xiros" contra fricção e desgaste  

Autor: igus®, Lda; Revista: Manutenção nº97

Advertisement