Page 1

David Braga (Eng.º)

Informação Técnico-Comercial

SEW-EURODRIVE PORTUGAL Tel.: +351 231 209 670 · Fax: +351 231 203 685 infosew@sew-eurodrive.pt · www.sew-eurodrive.pt

Tempo de vida dos lubrificantes em accionamentos electromecânicos A SEW-EURODRIVE PORTUGAL disponibiliza um sensor de análise do restante tempo de vida do lubrificante, desenvolvido especificamente para moto-redutores e redutores industriais. Este acessório está, assim, pronto para ser montado em qualquer motoredutor ou redutor industrial. Um dos objectivos principais deste equipamento prende-se com a ajuda no planeamento dos intervalos de manutenção e prevenção dos tempos de paragem não planeados, aumentando assim a disponibilidade dos sistemas.

Este sensor permite obter de uma forma directa e expedita: - Informação sobre o tempo de vida restante do lubrificante; - Informação sobre a temperatura actual do lubrificante; - Detecção da temperatura excessiva do lubrificante (envio de alarme e pré-alarme parametrizados para valores limite de temperatura previamente estabelecidos); - Informação antecipada (alarme e pré-alarme) sobre o planeamento para a mudança de lubrificante.

Sensor DUO10A A unidade de diagnóstico DUO10A da SEW-EURODRIVE é um sensor desenvolvido especificamente para determinar o tempo restante de vida dos lubrificantes, indicando no seu visor o tempo remanescente para a próxima mudança de óleo (número de dias). Este sensor é constituído por uma unidade de avaliação e por uma sonda térmica que fica em contacto com o banho de óleo do accionamento. Esta sonda térmica mede constantemente a temperatura do óleo e envia essa informação para a unidade de avaliação. Esta unidade de avaliação, recorrendo à informação da curva de oxidação do lubrificante seleccionado (ver Figura 1), calcula o tempo de vida restante do óleo especificado (isto é, o tempo que resta até à próxima mudança de óleo), tendo em conta o seu regime de trabalho e as condições ambientes, que, obviamente influenciam a sua temperatura de serviço.

Fig. 2 - Unidade de diagnóstico DUO10A para determinação do tempo de vida do lubrificante

Fig. 1 - Tempo de vida estimado de um lubrificante, baseado na sua curva de oxidação (ISO VG 220)

70 · MANUTENÇÃO

Os utilizadores destes equipamentos podem seleccionar um dos 5 tipos de óleo disponíveis, óleos normalmente utilizados em redutores, ou parametrizar o sensor para um tipo de óleo específico. O valor (número de dias) apresentado no visor do sensor, é uma previsão do tempo de vida restante do lubrificante, baseado nas condições de operação médias (duração de ciclo, temperatura, entre outros), desde a última mudança de óleo. Paralelamente, e a qualquer instante, pode visualizar-se a temperatura do lubrificante. A unidade de diagnóstico DUO10A foi desenvolvida para permitir que as equipas de manutenção planeiem as actividades de manutenção, e consequentes paragens programadas, para uma mudança de lubrificante, com segurança e de uma forma individualizada.

Tempo de vida dos lubrificantes em accionamentos electromecânicos  

Autor: David Braga ; Revista: Manutenção nº102

Tempo de vida dos lubrificantes em accionamentos electromecânicos  

Autor: David Braga ; Revista: Manutenção nº102

Advertisement