Page 1

Especial Lubrificantes

Barloworld STET Tel.: +351 219 409 300 · Fax: +351 219 409 443 apoioaclientes@stet.pt · http://barloworld.stet.pt

Cat® HYDO™ Advanced 10 A Caterpillar introduziu um novo óleo hidráulico na sua linha de produtos, o Cat® HYDO™ Advanced 10. Este novo óleo foi projectado com uma combinação de aditivos Premium e óleos base de alta qualidade, especialmente seleccionados e controlados para proporcionar intervalos de drenagem estendidos e protecção extra para componentes de sistemas hidráulicos. O Cat® HYDO™ Advanced 10 representa uma verdadeira inovação de desempenho na tecnologia de óleo hidráulico. Este óleo foi desenvolvido com uma formulação submetida a severos testes de qualificação em campo e laboratório por centenas de horas. O resultado é o melhor produto disponível para sistemas hidráulicos de máquinas Caterpillar.

Características e benefícios O Cat® HYDO™ Advanced 10 possui intervalos de troca estendidos até 6.000 horas, ou seja, até Cat® HYDO™ 10 W, quando monitorizado com o programa de análise de óleo de Caterpillar ® S·O·S™, a cada 500 horas. Reduz os custos de operação com uma maior disponibilidade do equipamento. Há uma acentuada protecção anti-desgaste que lhe proporciona uma maior durabilidade, e isto porque os aditivos especialmente desenvolvidos, formam uma camada de protecção nas superfícies, reduzindo o desgaste de componentes das bombas hidráulicas de palhetas, engrenagens e de pistão de alta pressão. Este novo óleo hidráulico matém a água em dispersão porque contém emulsionadores especialmente projectados para combinar com a água. A Caterpillar não recomenda óleos que separam ou libertam água. A água separada, ao circular através do sistema hidráulico, poderá danificar bombas e outros componentes, mas se esta água congelar pode causar danos graves.

Com o Cat® HYDO™ Advanced 10 há uma compatibilidade com o óleo do passado, e este novo possui melhores propriedades de filtragem com aditivos especiais dispersantes e detergentes que mantém os componentes limpos e facilitam o arraste de contaminantes para os filtros. É compatível com os filtros de Ultra Eficiência da Caterpillar e permite uma das melhores protecções contra a corrosão porque protege as superfícies metálicas contra a ferrugem. Há uma rápida libertação de ar porque se verifica uma rápida separação do ar presente no óleo, as bolhas de ar chegam à superfície do óleo rapidamente, evitando a cavitação. O tempo de libertação de ar do Caterpillar HYDO Advanced 10 é inferior a 4 minutos, sendo muito superior quando comparado com o tempo de libertação de ar de 7-10 minutos do Caterpillar HYDO 10 W (ASTM D3427). Também garante uma protecção numa ampla faixa de temperatura porque mantém uma consistente protecção contra desgaste em temperaturas frias e quentes. Projectado para fluir rapidamente em temperaturas frias na partida do equipamento e manter uma excelente protecção contra o desgaste nas temperaturas de operação. Verifica-se um aumento de 250% na estabilidade a oxidação (ASTM D943), proporcionando uma melhor protecção contra o desgaste e uma maior durabilidade do Cat HYDO Advanced 10 em serviço. Este produto é considerado

como um produto adequado para os sistemas hidráulicos das máquinas Caterpillar. Submetido a condições severas de desgaste no teste destrutivo da bomba de pistão de propriedade da Caterpillar, o Cat HYDO Advanced 10 superou claramente o HYDO 10 W. Após 2.000 horas de severos testes de campo em escavadoras, o Caterpillar HYDO Advanced 10 apresentou claras melhorias de desempenho em relação ao Cat HYDO 10 W, com 80% dos aditivos antidesgaste e anti-oxidante retidos, em comparação com os 40% da HYDO 10 W. Em 4.000 horas, o HYDO Advanced 10 ainda apresentou mais de 60% de retenção, enquanto os aditivos do HYDO 10 W foram completamente consumidos. A Caterpillar aumentou o intervalo de troca de óleo recomendado para os sistemas hidráulicos, usando o Cat HYDO Advanced 10 e o programa de análise de óleo Caterpillar S·O·S™. Mas isto contando que o óleo seja monitorizado com o programa de análise de óleo Caterpillar® S·O·S™, a cada 500 horas. Possui os mesmos intervalos de troca de filtros.

MANUTENÇÃO · 61

Cat HYDO A dvanced 10  

Autor: Marloworld STET; Revista: Manutenção nº102

Cat HYDO A dvanced 10  

Autor: Marloworld STET; Revista: Manutenção nº102

Advertisement