Page 1

Shell Portugal, S.A.

Especial Lubrificantes

Tel.: +351 214 200 400 · Fax: +351 213 534 44 csc-empresas@shell.com · www.shell.com

Acrescentar valor num clima de incertezas Como retirar vantagens competitivas de parcerias com fornecedores Num mercado global cada vez mais competitivo, as organizações industriais podem obter poupanças ao nível da eficiência, através do desenvolvimento de parcerias com fornecedores que permitam acrescentar valor e poupar dinheiro a longo prazo, como explica Mark Raynes, Gestor Global de Produto e Serviços da Shell Lubricants. A lubrificação é, muitas vezes, uma pequena parte do custo operacional global de uma organização, mas o impacto de uma falha relacionada com a lubrificação pode ser bastante dispendioso em termos de perda de tempo de produção, componentes de substituição e custos com o pessoal de manutenção. A selecção do lubrificante correcto para uma aplicação pode ter um impacto positivo na eficiência e rentabilidade operacionais. É, muitas vezes, nesta situação que muitas relações com os fornecedores terminam. Contudo, podem ser criados benefícios adicionais graças à utilização do conhecimento de especialista do fornecedor, para garantir que está a realizar a aplicação do seu lubrificante da melhor forma possível, para maximizar o valor. Os benefícios da selecção do lubrificante correcto podem, por exemplo, ser reforçados se for garantido que são utilizados de uma forma eficaz. Fruto desse conhecimento, a Shell desenvolveu uma gama de serviços com base nos seus anos de experiência a trabalhar com organizações globais. Estes serviços foram concebidos para oferecer conselhos, apoio e monitorização de forma a garantir a obtenção de todos os benefícios de um lubrificante de qualidade, ajudando os clientes a ganhar um avanço competitivo. Assim foi desenvolvida uma gama de serviços para permitir que as empresas assumam uma abordagem pró-activa e informada à gestão da lubrificação, desde a selecção do lubrificante correcto para uma aplicação, até à monitorização contínua para garantir que potenciais problemas são corrigidos antes de resultar em tempos de paragem imprevistos. Os novos serviços reformulados, Shell LubeAdvisor, Shell LubeAnalyst, Shell LubeCoach e Shell LubeMatch, estão disponíveis a nível internacional e foram desenvolvidos para organizações do sector industrial, para servir clientes em actividades, desde a produção de energia eléctrica a transportes, e desde a exploração mineira a processamento de alimentos.

Tirar o máximo proveito dos seus lubrificantes Numa 1.ª fase, a Shell ajuda os clientes na escolha dos lubrificantes correctos para a sua aplicação específica. Depois de efectuarem 4 simples selecções online, os clientes podem visualizar ou imprimir uma tabela detalhada de recomendação de lubrificantes com o serviço Shell LubeMatch. Além disso, os clientes podem aceder ao apoio técnico e aconselhamento por telefone, Internet ou através de uma visita pessoal de um técnico no terreno. O Shell LubeAdvisor vai mais longe ao disponibilizar um inquérito completo sobre lubrificação e uma avaliação detalhada das instalações concebidos para oferecer aos clientes uma avaliação abrangente de todas as actividades

52 · MANUTENÇÃO

relacionadas com o lubrificante. Abrange a recomendação do produto, armazenamento, manuseamento e eliminação do lubrificante, identificando as áreas onde é possível melhorar e reduzir custos. Depois da selecção dos lubrificantes correctos, a Shell pode ajudar a monitorizar a eficácia dos produtos e fornecer informações exactas e atempadas sobre as condições do óleo e do equipamento, com o serviço Shell LubeAnalyst. Com ênfase na simplicidade e num diagnóstico rápido, o Shell LubeAnalyst envolve a recolha de amostras de óleo por parte do operador do local e o envio dessas amostras para um laboratório da Shell para análise, onde é produzido um relatório detalhado de diagnóstico. As análises regulares ao óleo podem poupar tempo e custos de manutenção ao detectar a presença de agentes contaminantes ou a degradação do produto, além de sinais iniciais de desgaste mecânico ou do veículo. O fortalecimento das suas equipas através de formação de especialista e de um fórum para partilhar conhecimentos irá acrescentar valor a qualquer operação. A equipa da Shell, por exemplo, pode fornecer aos seus clientes uma formação personalizada e dedicada a funcionários de todos os níveis através do serviço Shell LubeCoach. Um programa de formação feito à medida, realizado no terreno durante um certo período de tempo, pode ser uma forma, eficiente e eficaz, de garantir que a lubrificação nunca é esquecida nas operações diárias. A transmissão de experiência essencial em termos de selecção, aplicação e resolução de problemas relativos aos lubrificantes pode ajudar a poupar tempo e reduzir custos a longo prazo.

Utilize os especialistas A Shell Lubricants dispõe de equipas de especialistas dedicados e com experiência para todos os sectores da indústria que desenvolveram estes serviços e ajudam a implementá-los diariamente. Estes especialistas trabalham continuamente com clientes em todo o mundo para compreender os problemas que enfrentam e desenvolver serviços de valor acrescentado para aumentar a sua vantagem competitiva. Assim sendo, a Shell irá introduzir mais serviços em 2009. Ao recorrer à experiência de pessoas cuja carreira profissional é dedicada a uma tecnologia específica, as empresas podem concentrar-se na sua actividade principal, sabendo que estão a tirar o máximo proveito das suas máquinas, dos seus funcionários e, naturalmente, dos seus fornecedores. Mais do que um fornecedor, a Shell é um parceiro do seu negócio.

Acrescentar valor num clima de incertezas: como retirar vantagens competitivas de parcerias com for  

Autor: Shell Portugal, S.A; Revista: Manutenção nº102

Acrescentar valor num clima de incertezas: como retirar vantagens competitivas de parcerias com for  

Autor: Shell Portugal, S.A; Revista: Manutenção nº102

Advertisement