Page 1

Publi-Reportagem

SKF Portugal - Rolamentos, Lda. Tel.: +351 214 247 000 Fax: +351 214 973 650 geral.pt@skf.com · www.skf.pt

De onde vêem os seus Rolamentos? Apure os factos sobre o crescente problema da Falsificação de Rolamentos Você poderá não saber dizer qual será o verdadeiro Rolamento SKF… mas a sua máquina saberá! Alguns rolamentos falsificados são tão parecidos com os verdadeiros que só um técnico treinado pode diferenciá-los. No entanto, a fraca qualidade dos rolamentos falsificados – e os riscos a que expõem os equipamentos – pode, por vezes, ser revelado após algumas horas de utilização.

Quando você paga pela qualidade da SKF, deverá adquirir a qualidade da SKF Se adquire os seus rolamentos SKF ou outros produtos, através de um Distribuidor não-autorizado, arrisca-se a não chegar muito longe. Os produtores de rolamentos ilegais instalam ou utilizam técnicas divergentes para enganar os clientes finais e os OEM’s. Alguns destes incluem: - Os rolamentos de baixa qualidade são re-etiquetados com marcas falsas, e colocados em embalagens de imitação que aparentam ser idênticas aos verdadeiros. - Os rolamentos são re-fabricados, depois vendidos sem qualquer indicação de que foram re-fabricados . - Os rolamentos já muito antigos são limpos, polidos e fornecidos sem que o comprador seja informado do quão velhos são. Graças às tecnologias gráficas de hoje que fabricantes sem escrúpulos de todo o mundo estão a produzir cópias muito boas de caixas de produtos SKF, aumentando as possibilidades de que os seus rolamentos falsificados entrem em canais de distribuição legítimos. No passado, o fabrico de falsificações prevalecia mais em mercados emergentes. Mas hoje em dia, a prática também ocorre em locais onde tais actividades eram raras.

54 · MANUTENÇÃO

A verdade é que, a falsificação de rolamentos está a surgir virtualmente em toda as cadeias mundiais. E não são limitadas pelo tipo ou tamanho. Apesar da percepção de que os mais pequenos são rolamentos mais fáceis de copiar para o ramo automóvel ou para produtos de aplicação de consumo dominam, a falsificação de rolamentos de grandes tamanhos estão a ser cada vez mais comuns no mercado industrial. Em vez de adquirir uma qualidade de produto de primeira linha, acaba por comprar um produto de fraca qualidade por um preço bastante mais elevado do que o seu verdadeiro valor.

Ferramentas tipicamente utilizadas numa oficina de falsificações.

Marcas falsas são M f l ã gravadas d nos rolamentos utilizando écrans de seda como este


PUB

Publi-Reportagem

tes de Motores e Equipas estimou que a falsificação de peças de carros era um negócio que movia 12.000 milhões de dólares por ano e que crescia rapidamente. Há uma outra faceta da compra de produtos falsificados que é a sua relação com o crime organizado. Se esses fabricantes estão dispostos a copiar ilegalmente um artigo, para enganarem e lucrarem com um comprador fiável, também não terão problemas morais em explorar os seus trabalhadores, recorrendo ao trabalho infantil e fazer caso omisso das normativas do meio ambiente. Através da experiência com o casaco de esqui falsificado, procurei um distribuidor autorizado e comprei o artigo autêntico. Agora o casaco e o seu proprietário podem ver-se, juntos com total comodidade, em cada Inverno e princípios de Primavera nos Alpes austríacos. Sem transpiração.

O uso de produtos falsificados em aplicações críticas para a segurança também pode pôr vidas em perigo. Luta contra as falsificações Para a SKF, e também para outras marcas de qualidade, as falsificações são um problema sério. A SKF está a tomar medidas para evitar que os seus clientes sejam vítimas do engano. Há uma percepção generalizada, e errónea, de que os rolamentos falsificados só existem na Ásia ou que um rolamento falso se vende por muito menos do que o produto autêntico. Mas os rolamentos falsificados são geralmente vendidos a preços muito similares aos artigos genuínos e podem encontrar-se em todos os países, sem excepção. Esta situação vê-se agravada pelo facto de que nem todos os clientes compram os rolamentos SKF a Distribuidores autorizados. O vendedor pode dizer que a marca é SKF e a embalagem pode parecer autêntica. O resultado é que o cliente acaba enganado e paga um preço muito superior ao que na realidade vale o produto, por ser falsificado. O factor mais importante na luta contra as falsificações é consciencializar os utilizadores sobre o risco de comprar produtos falsificados. O custo de retirar máquinas nas quais foram montados produtos falsificados pode ser bastante alto. Se o produto é montado numa aplicação crítica, esses produtos podem causar danos importantes, e na pior das hipóteses, colocar vidas em perigo. A melhor maneira de salvaguardar a autenticidade é comprar através de Distribuidores autorizados SKF. A SKF utiliza marcas especiais contra a falsificação que permitem ao seu pessoal identificar rapidamente as imitações. A SKF também está a colaborar activamente com as autoridades locais para a supressão desta actividade ilegal. Com a ajuda da SKF, a polícia efectuou rusgas e confiscou bens em vários mercados. A SKF também colabora com as autoridades aduaneiras para evitar que os produtos falsificados cruzem as fronteiras. Os clientes que suspeitem que têm um produto SKF falsificado, devem entrar em contacto com a SKF, indicando quando e onde compraram os produtos.

MANUTENÇÃO · 59

De onde vêem os seus rolamentos? Apure os factos sobre o crescente problema da falsificação de rolam  

Autor: SKF Portugal - Rolamentos, Lda; Revista: Manutenção nº101

De onde vêem os seus rolamentos? Apure os factos sobre o crescente problema da falsificação de rolam  

Autor: SKF Portugal - Rolamentos, Lda; Revista: Manutenção nº101