Page 1

Informação Técnico-Comercial

Helder Mendonça Director Geral da Unidade Central de Manutenção Grupo ABB Tel.: +351 229 992 500 · Fax: +351 229 992 571 www.abb.pt

Relacionamento Cliente – Prestador de serviços no ambiente da manutenção industrial Há lugar à inovação? A Indústria, principalmente a de processo, vive associada às tecnologias e, assim, em permanente inovação. Quem se sentir “confortável” e adormecer à sombra do seu sucesso de hoje, terá rapidamente problemas e sofrerá uma grande desilusão. Uma empresa cuja vantagem competitiva seja o seu activo actual, incluindo o knowhow próprio que tenta manter confidencial, se não tiver implementados processos de melhoria contínua, mais cedo ou mais tarde deixará de ser um líder no mercado. A crescente e permanente competitividade do mercado exige uma contínua busca da diferenciação. Esta tem por base a inovação.

tes funções, é transferido para o departamento de manutenção à espera de ser reformado. Como custo que é considerada, está sempre sob o foco quando é necessário reduzir custos. O investimento das empresas fazse fundamentalmente nos sectores de concepção e produção de produtos e a manutenção é uma das últimas prioridades. Como consequência, não é de surpreender que uma empresa, apesar de ter bons activos e produtos, não tenha a rentabilidade desejada.

gerar rentabilidade – uma capacidade que deve ter a atenção da gestão.

Nada está mais errado do que perspectivar a manutenção como um custo, ignorando o seu grande potencial para

Em muitos casos, estes três níveis de responsabilidade não estão diferenciados, havendo situações com a atribuição da responsabilidade pela função completa ao proprietário dos activos, até casos em que o gestor é também, em parte, responsável pela execução.

Existem hoje no mercado soluções de optimização da função manutenção, a maior parte delas com base numa estratégia de Gestão de Activos / Asset Management. Uma gestão de activos estrutura-se a três níveis: - O Proprietário dos Activos (Asset Owner) – que é responsável por estabelecer os objectivos para os seus activos; - O Gestor de Activos (Asset Manager) – que é responsável pela definição da estratégia e gestão dos processos para assegurar a obtenção dos objectivos estabelecidos pelo proprietário dos activos; - O Prestador de Serviços (Service Provider) – responsável por executar as estratégias estabelecidas pelo gestor dos activos.

Hoje, existe já uma forte aplicação da inovação no desenvolvimento de novos produtos e equipamentos. Todavia, verifica-se ainda uma grande resistência quando se abordam temas relacionados com a manutenção. Na maioria dos casos, a manutenção continua a ser considerada como um custo para as empresas. Ainda se olha para o pessoal da manutenção como menos habilitado e generalista, ou em fim de carreira e que, por não se adaptar a novas e exigen-

62 · MANUTENÇÃO

Relacionamento Cliente – Prestador de Serviços

Relacionamento: cliente - prestador de serviços no ambiente da manutenção industrial. Há lugar à ino  

Autor: Helder Mendonça; Revista: Manutenção nº101

Relacionamento: cliente - prestador de serviços no ambiente da manutenção industrial. Há lugar à ino  

Autor: Helder Mendonça; Revista: Manutenção nº101

Advertisement