Page 1

Reportagem

Helena Paulino Com a colaboração de Clara Pinto

Seminários da MRA retratam as aplicações da termografia

mecânica, o FLIR B é uma gama de equipamentos para aplicações em edifícios, a FLIR P representa uma gama profissional para manutenção eléctrica e mecânica, a FLIR A são câmaras fixas para integração industrial, I+D ou vigilância e a FLIR S são câmaras portáteis para aplicações de investigação e desenvolvimento. Para além destas câmaras, a FLIR Systems ainda oferece uma grande variedade de software adequado a cada aplicação.

Há muitos anos que os profissionais responsáveis pela manutenção preditiva e os engenheiros da qualidade e dos processos têm confiado na termografia infravermelha para solucionar os problemas de manutenção. A MRA em dois seminários apresentou diferentes câmaras termográficas da FLIR Systems, apropriadas a cada situação específica.

A MRA Instrumentação organizou dois Seminários de Termografia a 19 e 20 de Novembro de 2008, no Porto e em Lisboa respectivamente, onde durante quatro horas, os especialistas da empresa deram a conhecer a sua ampla gama de câmaras termográficas. A MRA Instrumentação, a Alava Ingenieros, a ALAVA Telecom e a Preditec fazem parte do Grupo Alava Ingenieros. Existindo desde 1973, representam mais de 300 fabricantes de equipamentos e software, apresentando ao mercado português soluções de alta tecnologia em medição, registo, análise e simulação de parâmetros físicos e eléctricos.

com sucesso na investigação e desenvolvimento, na manutenção industrial em fornos, no controlo da qualidade, manutenção em aterros de lixo, na monitorização de pavimentos, na segurança e vigilância e ainda na automação industrial. Mas a termografia demarca-se ainda por quatro grandes vantagens: é um método não invasivo, sem contacto o que significa que é muito mais seguro, fornece uma resposta imediata e utiliza-se com os sistemas em carga.

Através das imagens térmicas fornecidas pelas variadas câmaras termográficas pode detectar problemas em diferentes locais como edifícios, indústrias, estradas, refinarias, indústrias, entre outros. A termografia infravermelha tem um campo de aplicação muito extenso, desde a mera medida da temperatura, englobando as aplicações industriais, investigação e desenvolvimento. Os responsáveis da MRA falaram dos benefícios da termografia, que passam pela localização de defeitos nas instalações eléctricas ou em equipamentos mecânicos, controla os processos de fabricação, detecta perdas energéticas em edifícios e problemas nos edifícios. Também é utilizado

A FLIR Systems disponibiliza uma alta gama de câmaras de infravermelhos para variadas aplicações e necessidades. Com mais de 50 anos de experiência no desenvolvimento e na produção de câmaras de infravermelhos, a FLIR Systems possui uma gama de câmaras muito variada, e consegue ter um modelo adaptado para cada aplicação e orçamento. Um dos factores mais relevantes no momento de escolher uma câmara é a sua resolução.

‘44 · MANUTENÇÃO

Gama de Produtos da FLIR Systems

A FLIR Systems tem diferentes gamas consoante a aplicação: o FLIR i é uma gama de baixo custo para manutenção eléctrica e mecânica, o FLIR T está direccionada para a manutenção eléctrica e

Para além das câmaras térmicas, a FLIR desenvolveu a GasFinder IR, uma câmara com tecnologia infravermelha que detecta fugas de gás, como compostos orgânicos voláteis (VOCs), monóxido de carbono e hexafluoreto de enxofre. Com este equipamento conseguimos ver as fugas destes gases, melhorando o meio ambiente, evitando perdas de material e aumentando a segurança das instalações. Esta câmara é utilizada pela indústria de distribuição de gás e petróleo, como gasodutos e sistemas de distribuição de Gás Natural e oleodutos, e também pela indústria produtora como gás natural, petroquímicas, refinarias, químicas, plataformas, indústria farmacêutica, fabricantes de pneumáticos, prestadores de serviços (inspectoras e reparadoras), entidades reguladoras como empresas reguladoras das emissões para a atmosfera, e ainda organizações não governamentais que incidem sobre o meio ambiente.


Reportagem

As câmaras termográficas são usadas na indústria alimentícia devido à necessidade existente de controlo rígido da temperatura dos alimentos perecíveis durante o seu transporte, preparação, processamento e armazenamento.

A termografia é muito importante numa refinaria porque garante imagens precisas dos componentes eléctricos e mecânicos, tubagens de alta temperatura, fornos, aquecedores, tanques de armazenamento, entre outros.

Os inspectores navais e os técnicos de manutenção utilizam as câmaras para inspeccionar a integridade estrutural de qualquer embarcação, avaliar os sistemas eléctricos, os propulsores e o combustível, e ainda para acompanhar o funcionamento dos equipamentos de navegação e outros equipamentos electrónicos a bordo.

As imagens termográficas também são úteis na manutenção nos edifícios porque detectam as pontes térmicas, os elementos construtivos, problemas de isolamentos, infiltrações de ar e presença de humidades. Também podem ser utilizadas

‘46 · MANUTENÇÃO

para fazer peritagens em edifícios, identificando problemas em canalizações, pavimento radiante, AVAC, aquecimentos, entre outros.

Seminários da MRA retratam as aplicações da termografia  

Autor: Helena Paulino; Revista: Manutenção nº100

Seminários da MRA retratam as aplicações da termografia  

Autor: Helena Paulino; Revista: Manutenção nº100

Advertisement