Page 1

Informação Técnico-Comercial

ABB Service/Unidade Central de Manutenção Rua Aldeia Nova s/n 4455-413 Perafita + 351 229 992 500 + 351 229 992 572 www.abb.pt

Ganhar produtividade através de uma manutenção de classe mundial Como melhorar o OEE – Overall Equipment Effectiveness (Eficiência global da instalação), e como reduzir o impacto dos custos da manutenção na rentabilidade da empresa, de forma flexível para acompanhar a sazonabilidade do seu plano de produção, são algumas das preocupações crescentes da indústria de hoje. As empresas devem gerir a pressão dos custos, melhorar continuamente a excelência operacional, e resolver os desafios crescentes na contratação e retenção de recursos qualificados. Estas preocupações resultam da situação de pressão económica – sobrecapacidade, falta de matéria-prima, aumento do custo da energia e escassez de recursos qualificados.

A manutenção deve ser entendida como um investimento na melhoria da produtividade que deve ser amortizado num período de tempo adequado. Existem vários casos de sucesso de subcontratação da manutenção onde os resultados são já relevantes poucos meses após a sua concretização. A ABB oferece estes serviços há mais de 20 anos, tendo desenvolvido o modelo “ABB Full Service®”. ABB Full Service® é um acordo de longo prazo baseado no desempenho, coordenado globalmente, no qual a ABB se compromete a manter e a melhorar o desempenho e a fiabilidade dos equipamentos de produção de uma instalação industrial. Hoje, a ABB tem mais de 150 contratos ABB Full Service® a nível mundial em todos os segmentos industriais. Não é relevante se a base instalada de equipamentos e sistemas a manter é ABB ou não.

Será que a subcontratação de alguns processos do negócio pode contribuir para a resolução destes problemas? O recurso à subcontratação de processos de negócio permite a intensificação do foco do cliente na sua actividade específica. Um dos processos em que os parceiros podem contribuir fortemente com conhecimento especializado e experiência é a manutenção de activos de produção, equipamentos e processos de produção, incluindo a das próprias instalações industriais. De acordo com um estudo alemão da “ Bundesministeriums für Bildung und Forschung”, 27 % de todas as indústrias assistem a uma tendência crescente para a subcontratação da manutenção. No entanto, existem alguns segmentos industriais tradicionalmente mais conservadores nos quais esta tendência fica pelos 6%. (Bandow, G.: Nachhaltige Instandhaltung, Ergebnisse einer BMBF-Untersuchung. Dortmund, 2006). A manutenção pode contribuir consideravelmente para o aumento da produtividade e redução de custos. A questão não é tanto se a manutenção deve ser realizada pela estrutura própria ou por uma de terceiros, mas qual destas estruturas pode potenciar a optimização da função “manutenção” mais rapidamente e com maior fiabilidade.

‘52 · MANUTENÇÃO

Mas porque decidem as empresas recorrer a parceiros para manutenção? Constata-se que, apesar de serem bem conhecidas estratégias e conceitos modernos tais como TPM, RCM, 5S, ..., há muitas empresas onde não foi conseguida a optimização da manutenção. Este facto fica a deverse principalmente às suas estruturas. O departamento de manutenção é visto como um centro de custo, os seus colaboradores são valorizados somente pela sua capacidade de “bombeiro”, e as suas estratégias são em muitos casos baseadas em investimentos exagerados em stocks de peças de reserva. ABB Full Service® pressupõe a apropriação da responsabilidade completa pela manutenção. Tais acordos só podem ser parcerias de longo prazo com um compromisso mútuo de alto retorno financeiro para o cliente e uma bonificação adequada para a ABB. Por esta razão, recomendam-se acordos baseados no desempenho, com um valor global fixo associado a compromissos de melhoria da produtividade. Estes acordos dão ao cliente a segurança de que os meios adequados serão investidos na manutenção baseada na fiabilidade para melhorar a produtividade garantida.

Ganhar produtividade através de uma manutenção de classe mundial  

Autor: ABB Service; Revista: Manutenção nº100

Ganhar produtividade através de uma manutenção de classe mundial  

Autor: ABB Service; Revista: Manutenção nº100

Advertisement