Page 1

Dossier

Profitability

Redução de Tempos de Intervenção através de Técnicas Lean Eventos de melhoria contínua permitiram uma redução significativa de tempos de intervenção, e de custos de indisponibilidade do equipamento Filosofia do workshop Kaizen Os workshops de melhoria continua não são algo novo na indústria, mais em concreto em indústrias de ponta, habituadas a estas metodologias, das quais, o exemplo talvez mais mencionado é, de facto, a indústria automóvel. No entanto, tem-se vindo a provar, com aplicações práticas, que as filosofias do sistema de produção da Toyota, também designadas pelo Lean Production, têm uma vasta aplicação. Desenvolvimentos recentes nas áreas de serviços e de saúde provam a aplicabilidade dos conceitos de identificação e redução de desperdícios nas mais variadas situações. Os 11 passos do método kaizen levam uma equipa multidisciplinar, passo a passo, através de uma descrição detalhada do processo actual, a sua crítica exaustiva, a busca de ideias inovadoras, um consenso relativamente à solução final, e implementação das melhorias, por forma a concretizar ganhos para operadores, chefias e empresa.

inspecções periódicas, alertam a equipa de manutenção para a crescente necessidade de intervenção correctiva. É possível planear a intervenção, mas apesar disto, a mesma demora bastante tempo a realizar, causando grandes perdas devido à indisponibilidade. O âmbito do workshop foi por isso “reduzir indisponibilidade do equipamento”, cujo significado deve ser entendido como “optimizar intervenção, através da identificação de actividades sem adição de valor, e tomada de acções para a sua redução ou eliminação.” A equipa foi composta por técnicos com experiência na realização desta intervenção.

O processo actual Foi elaborado um fluxograma sobre o processo de intervenção. A extensão dos danos no equipamento só podia ser avaliada ao detalhe após o isolamento do equipamento, identificando-se que em várias situações, após avaliação da extensão, não existiam os componentes necessários para efectuar a troca.

Aplicação a uma intervenção de manutenção Os passos da Figura 1 foram aplicados a uma intervenção de manutenção fortuita. Trata-se de um equipamento sujeito a influências externas, fora do controlo de quem opera o processo, que provoca danos no mesmo. Sinais de degradação visíveis no equipamento, detectados em

Detecção de danos Planeamento de intervenção Isolamento de equipamento Isolamento OK?

1

S

Preparação

11

Seguimento de Acções

2

Introdução

10

Apresentação de Resultados

3

Compreender o processo

9

Implementação

4

Análise da Situação Actual

8

Plano de Acções

5

Brainstorming Desperdícios

7

Propostas de Melhoria

Figura 1 – Os 11 passos do workshop.

52 · MANUTENÇÃO

6

N

Brainstorming Melhorias

Avaliação de danos Peças disponíveis ? S

N

Reparação e troca

Remover isolamentos

FIM

Figura 2 – Fluxograma da situação inicial.

Fabricar peças à medida

Redução de tempos de intervenção através de técnicas Lean: eventos de melhoria contínua permitiram u  

Autor: Profitability; Revista: Manutenção nº110 e 111

Redução de tempos de intervenção através de técnicas Lean: eventos de melhoria contínua permitiram u  

Autor: Profitability; Revista: Manutenção nº110 e 111

Advertisement