Page 1

Informação Técnico-Comercial

SKF Portugal – Rolamentos, Lda. Tel.: +351 214 247 000 · Fax: +351 214 173 650 geral.pt@skf.com · www.skf.pt

Novos rolamentos SKF com eficiência energética - Poupança de energia em 30% A SKF apresenta os novos rolamentos energicamente eficientes, que poupam, pelo menos, 30% no consumo de energia. A SKF desenvolveu uma nova família de rolamentos que reduz o consumo de energia em, pelo menos, 30%, relativamente a outros produtos compatíveis com as normas ISO. Esta nova família inclui dois dos tipos de rolamentos mais utilizados no mundo: rolamentos rígidos de esferas e rolamentos de rolos cónicos. Com esta inovação, a SKF apresenta uma nova solução técnica que permitirá à indústria mundial poupar muito mais energia. “Esta nova família de rolamentos é o resultado de um esforço centralizado por parte da SKF, no sentido de desenvolver novos rolamentos que reduzam substancialmente o consumo de energia, mantendo a mesma vida útil e capacidade de carga dos rolamentos que estão em conformidade com as normas ISO”, declarou Tom Johnstone, Presidente e Director Executivo da SKF. “Ao começarmos pelos rolamentos mais utilizados no mundo, garantimos que a nossa solução pode ser aplicada em quase todas as máquinas da maioria das indústrias, a nível mundial. Deste modo, é possível reduzir o consumo da energia mundial e também os custos de energia dos clientes”, continuou Tom Johnstone. A demonstração do potencial destes rolamentos, para reduzir o consumo de energia das máquinas, conta com o apoio do programa ambiental LIFE-Environment 2006 da Comissão Europeia. Este programa apoia novos métodos e técnicas que abranjam inúmeros problemas ambientais.

Rolamentos de rolos cónicos SKF com eficiência energética Estes rolamentos permitem poupar, pelo menos, 30% de energia. Inicialmente, iremos centrar-nos em segmentos industriais cujas aplicações ultrapassem um consumo energético de 1 MW. Tais aplicações encontram-se na indústria ferroviária, nas transmissões da indústria pesada, navios, energia eólica, transportadores e extrusores. O leque inicial de tamanhos contará com diâmetros exteriores de 200 a 600 mm e prevê-se que as primeiras aplicações sejam efectuadas em turbinas eólicas.

Estes rolamentos de atrito reduzido consomem m aproximadamente menos 30% de energia do que oss rolamentos standard SKF. As reduções podem ser ainda da mais evidentes, em comparação com os outros fabricantes de rolamentos. Os rolamentos rígidos de esferas SKF com Eficiência Energética (E2), podem durar até duas vezes mais em aplicações com cargas ligeiras a normais. Em muitos casos, em condições de cargas e velocidades equivalentes, trabalham em temperaturas de funcionamento

50 · MANUTENÇÃO

Para ter uma ideia do potencial destes rolamentos, pense em todas as turbinas eólicas que funcionavam em todo o mundo no final de 2006. Se todos os rolamentos nas caixas multiplicadoras dessas turbinas pudessem ser substituídos por rolamentos de rolos cónicos SKF com eficiência energética, seria produzido mais 770 milhões de kWh por ano, aproximadamente. Este valor equivale ao consumo total de energia de 540 000 de lares suecos durante um mês. O desenvolvimento técnico que permite poupar energia está relacionado com a concepção do equipamento, a topografia da superfície, os perfis das pistas de trabalho do rolamento e a geometria, além de uma gaiola especial em poliamida e de um conjunto de rolos optimizados. O conjunto dos rolos optimizados implica um rolamento mais ligeiro e eficiente, do ponto de vista energético, pois precisa de menos energia para mover os elementos rolantes. Também reduz a inércia das partes móveis, diminuindo assim a possibilidade de deslizamento ou aderência, factores que afectariam o rendimento e a vida útil.

Rolamentos rígidos de esferas SKF com eficiência energética Este rolamento permitirá poupar energia em, pelo menos, 30% da maioria das aplicações. Inicialmente, o foco estará nas aplicações com cargas inferiores e as primeiras aplicações serão os motores eléctricos industriais das máquinas existentes em muitos sectores. No início, a produção irá abranger as séries com diâmetros inferiores. Para ter uma ideia do potencial destes rolamentos, tenha em conta que o consumo de energia em sistemas accionados por motores industriais nos Estados Unidos e na União Europeia é de 1,36 milhões de kWh por ano. Se estes motores utilizassem rolamentos rígidos de esferas SKF com eficiência energética, a poupança estimada atingiria os 2,460 milhões de kWh por ano. Este valor equivale ao consumo total de energia de 1,74 milhões de lares suecos durante um mês. O desenvolvimento técnico que permite poupar energia está relacionado com uma geometria interna optimizada, uma nova gaiola em poliamida e uma massa lubrificante com coeficiente de fricção inferior.

bastante inferiores aos rolamentos normais, reduzindo assim o consumo de lubrificante, ao mesmo tempo que aumentam a vida útil do equipamento. Realize uma pequena mudança. Faça uma grande diferença. Substitua os rolamentos convencionais pelos novos rolamentos SKF com Eficiência Energética. Os rolamentos rígidos de esferas, SKF E2, oferecem uma O de eficiência energética em aplicações de carga limedida extra e geira a normal. Para cargas acima dos valores normais, solicite os tipos e tamanhos de rolamentos SKF Explorer disponíveis.

Novos rolamentos SKF com eficiência energética - poupança de energia em 30%  

Autor: SKF Portugal – Rolamentos, Lda; Revista: Manutenção nº105

Novos rolamentos SKF com eficiência energética - poupança de energia em 30%  

Autor: SKF Portugal – Rolamentos, Lda; Revista: Manutenção nº105

Advertisement