Page 1

Informação Técnico-Comercial

EUROTECNOLOGIA – Máquinas e Equipamentos Industriais, Lda. Tel.: +351 229 377 785 · Fax: +351 229 377 786 eurotecnologia@mail.telepac.pt · www.eurotecnologia.pt

Economize tempo e dinheiro com correias eficientes na indústria do papel O Gemex é um produto novo no mercado português, que melhora radicalmente a produtividade nas máquinas de transmissão por correias na indústria de transformação. O Gemex, oriundo da Suécia, foi utilizado durante muitos anos na indústria da celulose e do papel da Escandinávia, para garantir uma produção elevada e uma baixa manutenção – para além dos baixos custos de energia. Muitas das grandes fábricas, como Smurfit Kappa, SCA e Stora Enso, possuem o Gemex nas suas normas para as transmissões por correias. A Smurfit Kappa em Piteå, na Suécia, é o maior produtor de kraftliner da Europa, com uma produção de cerca de 700 mil toneladas por ano. Eles possuem uma boa experiência do Gemex desde há muitos anos. Jan Kaarle, Director de Projecto, referiu que “há muitos anos atrás, olhamos de uma forma mais aprofundada para as nossas transmissões por correias que nos mostraram terem genericamente uma função pobre. 60% das transmissões por correias também funcionam com uma tensão de correia muito baixa, um mau alinhamento ou um desgaste nas polias, mesmo quando pensávamos que tínhamos uma boa manutenção. Devido a isto tínhamos perdas de energia e um maior desgaste”.

Produção segura Mas, de acordo com Jan Kaarle, não era o desgaste das correias e das polias que representava o maior problema. Uma transmissão por correias que não está a funcionar de uma forma correcta pode gerar perdas de energia, um escorregamento das correias e, nos piores dos casos, pode ocorrer mesmo uma paragem na produção. As perdas de produção são muito mais dispendiosas quando comparadas com o desgaste das peças, como explicou Jan Kaarle. O sistema Gemex ajudou a Smurfit Kappa a obter um melhor controlo sobre as suas unidades de transmissão por correias e, consequentemente, prevenir paragens de produção, e garantir um ganho em tempo e igualmente em termos económicos. O resultado da experiência com o Gemex é que ele faz parte das normas da empresa. Jan Kaarle admitiu, “nós exigimos um Gemex em todas as máquinas que compramos.” O Gemex é uma plataforma articulada, na qual o motor é montado. Um cilindro hidráulico com um bloqueio mecânico ajusta e fixa

48 · MANUTENÇÃO

“Actualmente colocamos os Gemex em

O Gemex é uma plataforma articulada,

todos os equipamentos das máquinas

na qual o motor é montado e um cilindro

que compramos”, afirmou Jan Kaarle,

hidráulico com um bloqueio mecânico

Director de Projecto da Smurfit Kappa

ajusta e corrige a posição das correias

Piteå.

em poucos minutos, em vez de horas.

a posição na plataforma. O sistema torna possível a mudança de correias em poucos minutos em vez de horas, e o resultado é sempre um alinhamento correcto e uma tensão uniforme nas correias. A bomba manual hidráulica com um manómetro é utilizada para rapidamente controlar e ajustar a tensão das correias. Para além dos ganhos na energia e na produção, um correcto alinhamento e tensão das correias também garante uma vida útil mais longa das correias, polias e rolamentos.

Aplicações O Gemex é frequentemente instalado nas máquinas críticas da Indústria da Celulose e do Papel, máquinas onde cada minuto de perda de produção custa bastante dinheiro e causa uma série de problemas. As aplicações típicas do Gemex são: Bombas de Vácuo, Trituradores, Crivos, Bombas, Misturadores, entre outros. O Gemex faz com que estas máquinas funcionem melhor durante a produção, com paragens mais curtas para a manutenção e longos intervalos entre a manutenção.

Economize tempo e dinheiro com correias eficientes na indústria do papel  

Autor: EUROTECNOLOGIA – Máquinas e Equipamentos Industriais, Lda; Revista: Manutenção nº105

Economize tempo e dinheiro com correias eficientes na indústria do papel  

Autor: EUROTECNOLOGIA – Máquinas e Equipamentos Industriais, Lda; Revista: Manutenção nº105

Advertisement