Page 1

Informação Técnico-Comercial

igus®, Lda. Tel.: +351 226 109 000 · Fax: +351 228 328 321 info@igus.pt · www.igus.pt

Ajuste rápido pressionando um botão A nova e inovadora porca de pressão para fusos trapezoidais Foi especialmente para as mesas lineares “DryLin”, isentas de lubrificação e de manutenção, que a igus agora desenvolveu uma “porca de pressão” completamente nova. O sistema, apresentado pela primeira vez na feira de Hannover, com casquilhos em polímero, permite de uma forma fácil e segura, ajustes rápidos em combinação com o accionamento pelo fuso. Isso poupa tempo em qualquer tipo de ajuste até 20 Kg de peso, principalmente em cursos de maior comprimento.

Duas variantes nas mesas lineares A igus oferece as suas mesas lineares isentas de lubrificação com porca de pressão em duas variantes. Por um lado existe uma versão precisa e robusta (a série SHT) feita com peças de alumínio fresado e anodizado. A segunda variante é leve, económica e em plástico maciço (a série SHTP). Está também disponível a porca de pressão como peça individual com flange em alojamento de alumínio.

Sem manutenção e com novas características construtivas

Princípio de funciomento da porca de pressão: soltar a mesa em qualquer posição do fuso, deslocá-la manualmente para uma nova posição (1), aí prende com a protecção axial, podendo então ser ajustada com precisão através do fuso (2).

Deslocar a mesa e posicionar A nova porca de pressão permite, de forma opcional, duas possibilidades de ajuste linear. Por um lado através da rosca trapezoidal pode ser posicionada com elevada precisão através de um manípulo manual. Por outro lado pode, em qualquer posição, soltar a mesa da rosca e deslocá-la manualmente para uma nova posição. Aí volta a prender com segurança axial podendo, então, ser ajustada de uma maneira mais precisa através da rosca.

Rosca com bloqueio automático A função de soltar rapidamente é feita por meio da nova porca de pressão da seguinte maneira: a metade da porca que transmite a força é deslocada para fora da área da rosca do fuso interrompendo desta forma a ligação. Só depois de se largar o botão de pressão e sob a força da mola é que metade da rosca volta a conectar. Devido ao bloqueio automático, o perfil de rosca trapezoidal actua como um travão. Depois do posicionamento manual fica imediatamente parado. Isso ocorre também e em especial nas aplicações verticais, onde a porca depois de engatada permanece na mesma posição.

66 · MANUTENÇÃO

Segundo afirmações da empresa, até há cerca de dez anos atrás, existiam no mercado apenas dois tipos de porcas para fusos trapezoidais: porcas metálicas lubrificadas (por exemplo, em aço, bronze, latão) ou versões em plástico, tais como a PA 6.6 ou o POM, cuja resistência é extremamente limitada e para os quais se recomenda uma lubrificação. A igus, especializada em plásticos, suprimiu esta lacuna com a sua gama de porcas trapezoidais isentas de lubrificação e de manutenção em polímeros de alta performance “iglidur”. A partir da feira de Hannover deste ano a empresa começou a ampliar intensivamente esta área. Não só apenas em novas medidas e passos de rosca, mas também em novas características construtivas em proveito dos clientes. Todas as soluções baseiam-se nas propriedades dos polímeros de alta performance “iglidur”, que se têm comprovado e testado nos últimos 25 anos e os quais foram desenvolvidos exclusivamente para aplicação sem lubrificantes. A igus apresentou também em Hannover as porcas de passo rápido para altas velocidades. Para além dessas apresentou também as novas porcas com mecanismo anti-folga. Estas garantem ao longo de toda a vida útil uma folga mínima sem aumentar significantemente o binário necessário para o seu movimento.

Novas porcas de pressão para mesas lineares isentas de lubrificação “DryLin” da igus. Em combinação com o fuso roscado é possível efectuar ajustes rápidos com peso até 20 kg, carregando simplesmente num botão.

Ajuste rápido pressionando um botão: a nova e inovadora porca de pressão para fusos trapezoidais  

Autor: igus®, Lda; Revista: Manutenção nº108

Ajuste rápido pressionando um botão: a nova e inovadora porca de pressão para fusos trapezoidais  

Autor: igus®, Lda; Revista: Manutenção nº108

Advertisement