Page 1

Informação Técnico-Comercial

EUROTECNOLOGIA – Máquinas e Equipamentos Industriais, Lda. Tel.: +351 229 377 785 · Fax: +351 229 377 786 info@eurotecnologia.pt www.eurotecnologia.pt

A Boliden Aitik 36 expande com a Gemex Aqui, a Gemex tem estado a ser utilizada há muitos anos em bombas, transportadores, entre outros, de forma a minimizar o tempo de inactividade da máquina. “É importante que as máquinas funcionem 24 horas por dia, todos os dias e que a manutenção possa ser feita rapidamente”, referiu Rolf Häggkvist, director para a manutenção e produção. Ele conclui: “A Gemex é de fácil manutenção, fácil e ergonomicamente segura para utilização – é um produto realmente bom”

Instalação horizontal Correias em movimento para o lado. Motor parado na horizontal como por exemplo , ventiladores, sopradores.

A fim de duplicar a capacidade e ter acesso a uma base maior de minério, a Boliden investiu 500 milhões de euros numa nova fábrica em Aitik. Ainda que a expansão tenha sido feita numa altura de crise económica, e a Boliden tenha sido forçada a remover todas as partes do investimento que não era absolutamente necessário, fizeram questão de instalar a Gemex em todas as transmissões por correias. Esta decisão foi baseada na experiência de vários anos de produtos Gemex. Os requisitos da máquina são adaptados ao novo volume de produção de 72 milhões de toneladas de montanha (a mesma quantidade de rocha bruta e minério). O ambiente e a segurança, bem como a crescente disponibilidade na fábrica de concentração têm sido questões importantes no planeamento de um fluxo de material eficiente. A Gemex é uma parte importante nisto. A Gemex aumenta a disponibilidade e minimiza paragens não programadas nas suas máquinas. A Gemex reduz os seus custos de manutenção e o seu consumo de energia.

“As máquinas devem funcionar, 24 horas por dia, todos os dias” Os fluxos de material são grandes em Aitik e as paragens de produção não programadas podem ser devastadoras.

64 · MANUTENÇÃO

Instalação montada no topo Correias em movimento para baixo. Motor parado na horizontal como por exemplo bombas, caixas de velocidades.

A Boliden Aitik 36 expande com a Gemex  

Autor: EUROTECNOLOGIA – Máquinas e Equipamentos Industriais, Lda; Revista: Manutenção nº108

A Boliden Aitik 36 expande com a Gemex  

Autor: EUROTECNOLOGIA – Máquinas e Equipamentos Industriais, Lda; Revista: Manutenção nº108

Advertisement