Page 1

Reportagem

Por: Helena Paulino Para mais informações contactar: Revista “o electricista” Tel.: +351 225 899 626/8· Fax: +351 225 899 629 inscricao@jornadastecnologicas.pt www.jornadastecnologicas.pt

VI edição das Jornadas Tecnológicas 25 a 27 de Maio, no TagusPark em Oeiras No dia 26 de Maio serão discutidos dois temas actuais, em dois painéis diferentes. No primeiro, dedicado às telecomunicações, será inicialmente abordada a 2.ª edição do Manual ITED e todas as questões e mudanças que lhe estão implícitas. O ITUR, as redes estruturadas e uma abordagem diferente da TDTsat são outros dos temas em discussão na manhã do 2.º dia do evento. Da parte da tarde estará em cima da mesa outro painel – os accionamentos industriais. Sobre este assunto serão apresentadas comunicações sobre as aplicações eficientes com motores eléctricos de elevado rendimento tal como o accionamento mecatrónico com eficiência energética IE4, e não serão esquecidos temas sobejamente importantes a serem utilizados nos accionamentos industriais, como os variadores de frequência e os sistemas e aplicações de segurança.

Continuando com o seu cariz itinerante, a 6.ª edição das Jornadas Tecnológicas irá realizar-se de 25 a 27 de Maio, no Centro de Congressos do Taguspark, em Oeiras. As inscrições, tal como outras informações, já se encontram disponíveis online, em www.jornadastecnologicas.pt. Mais de 3.000 participantes já comprovaram o sucesso deste evento de formação desde a sua primeira edição! As Jornadas Tecnológicas de 2011 terão quatro painéis onde serão discutidas as novidades e soluções das respectivas áreas: edifícios inteligentes, telecomunicações, accionamentos industriais, e a manutenção das instalações eléctricas industriais. Todos estes painéis estão direccionados para os fabricantes, distribuidores, projectistas, instaladores e técnicos de manutenção, vindos de instituições privadas e públicas, e que não prescindem da boa qualidade exigida nas comunicações apresentadas nas Jornadas Tecnológicas. Os temas mais actuais da área são apresentados por oradores conceituados, os profissionais presentes colocam as mais variadas questões, esclarecendo as suas dúvidas e actualizando os seus conhecimentos com as mais recentes novidades. Como tem sido hábito desde a primeira edição, o Director da revista “o electricista”, Custódio Dias dará o mote para a abertura da 6.ª edição das Jornadas Tecnológicas no dia 25 de Maio. O primeiro painel, de Edifícios Eficientes, abordará temas actuais e prementes como a eficiência energética no global e igualmente nos espaços comerciais e infraestruturas. A gestão técnica de edifícios, o KNX como standard mundial de edifícios, sem esquecer a importante integração das energias renováveis nos edifícios multifamiliares serão outras das temáticas. Como não podia deixar de ser, a iluminação eficiente, os datacenters e a automação de edifícios também serão referidos neste painel.

52 · MANUTENÇÃO

A manutenção das instalações eléctricas industrais será o último painel da 6.ª edição das Jornadas Tecnológicas e será discutido no último dia do evento, a 27 de Maio. A importância de uma boa qualidade de energia eléctrica será explicada tal como as funcionalidades dos quadros e das protecções eléctricas, e ainda as particularidades da norma ATEX como um regulamento das características dos equipamentos a colocar nas zonas com perigo de explosão de acordo com a directiva europeia. Além disso também será explicada a disponibilidade e resiliência em sistemas críticos, o Solarcheck e as suas respectivas características, e será ainda abordada a correcção do factor de potência e filtros de harmónicas em redes de baixa tensão. Para terminar o painel será abordada a conversão de sinais e electrónica, e ainda a cogeração e gestão de energia. Faça já a sua inscrição no website: www.jornadastecnologicas.pt!

VI edição das jornadas tecnológicas:Ç 25 a 27 de Maio, no TagusPark em Oeiras  

Autor: Helena Paulino; Revista: Manutenção nº108

VI edição das jornadas tecnológicas:Ç 25 a 27 de Maio, no TagusPark em Oeiras  

Autor: Helena Paulino; Revista: Manutenção nº108

Advertisement