Page 1

Nota Técnica

Cristiano Ribeiro Selmatron – Sistemas Electrotécnicos e Automação Industrial, Lda. Tel.: +351 234 314 590 · Fax: +351 234 314 598 selmatron@selmatron.pt · www.selmatron.pt

Manutenção preventiva, porque não? - Inspecções visuais por sinais de desgaste ou avaria; Limpezas; Verificação dos binários e reaperto dos sistemas de fixação; - Análises termográficas aos pontos quentes dos componentes eléctricos e motrizes; - Análises energéticas recorrendo a equipamentos em conformidade com a norma EN 50160. Através de um registo periódico e actualizado é possível detectar consumos anormais de energia de equipamentos a partir de análises termográficas e energéticas e prever estatisticamente com algum erro associado a degradação desse equipamento. A combinação entre a manutenção preventiva e preditiva é o ponto-chave para uma empresa ser mais produtiva e necessariamente mais competitiva. A Selmatron põe à disposição dos seus clientes as suas competências e equipamentos que, através de uma gama alargada de serviços, proporcionam diagnósticos precoces ao estado de conservação dos equipamentos, desta forma ajudando na identificação de problemas antes que estes ocorram e se tornem um factor de bloqueio à produtividade.

Não existem soluções fáceis relativamente aos custos associados com a manutenção, uma vez que esta é um mal necessário. A manutenção preventiva é a diferença entre uma noite bem dormida e uma noite de tormenta. A aposta neste tipo de manutenção leva a que as empresas se tornem eficazes e sustentáveis, uma vez que a sua correcta implementação leva a que os problemas normais associados à manutenção correctiva sejam evitados, tais como os custos elevados: - com peças de reposição motivadas pela urgência; - com mão-de-obra em horas extraordinárias; - pela não produção associados à falta de disponibilidade das máquinas. O bom planeamento da manutenção não passa por receitas milagrosas, uma vez que cada indústria impõe diferentes exigências, mas normalmente passa por inspecções periódicas à componente eléctrica de uma instalação e pela manutenção de um histórico de registos actualizado de intervenções. Tipicamente o plano de manutenção deverá contemplar o bom escalonamento das seguintes tarefas:

14 · MANUTENÇÃO

Manutenção preventiva, porque não?  

Autor: Cristiano Ribeiro; Revista: Manutenção nº108

Manutenção preventiva, porque não?  

Autor: Cristiano Ribeiro; Revista: Manutenção nº108

Advertisement