Page 1

Espaço Qualidade

Breves notas sobre Seis-Sigmas Considerações iniciais O princípio fundamental dos Seis Sigmas é o de reduzir de forma contínua a variação nos processos, eliminando defeitos ou falhas nos produtos e serviços. A qualidade não é entendida pelos Seis Sigma na sua forma tradicional, isto é, a simples conformidade com normas e requisitos da organização. Este princípio define qual o valor acrescentado pela produção, com a finalidade de atingir os objectivos definidos na estratégia da organização a montante. Hoje em dia, os Seis Sigmas são vistos como uma prática de gestão voltada para melhorar os resultados financeiros de qualquer empresa, independentemente do seu tipo ou características. Actualmente, esta ferramenta tem a finalidade de: - Aumentar a participação no mercado; - Reduzir custos; - Optimizar as operações da organização que o utiliza. Os Seis Sigmas são muitas vezes entendidos como panaceia geral, mas são na realidade uma solução óptima de médio e longo prazo, se aplicado com seriedade (sem falsas expectativas). Neste aspecto muitas organizações têm tido sucesso na sua aplicação e na obtenção de resultados. Outras tantas têm falhado, o que não prejudica a filosofia e os princípios em si mas sim a forma e determinação como a mesma ferramenta foi implementada.

Métodos Os projectos de Seis Sigmas seguem duas metodologias inspiradas pelo ciclo PLAN-DO-CHECK-ACT (Deming). Estas metodologias, compostas de cinco fases cada, são chamadas pelos acrónimos Dmaic e Dmadv:

- Improve the process: melhorar e optimizar o processo baseado-se na análise dos dados, usando técnicas como desenho de experiências, poka-yoke (métodos á prova de erros), e padronizar o trabalho para criar um novo estado de processo. Executar pilotos do processo para estabelecer capacidades; - Control: controlar o futuro estado de processo para se assegurar que quaisquer desvios do objectivo sejam corrigidos. Corrigidos antes que se transformem em defeitos. Implementar sistemas de controlo como um controlo estatístico de processo, cartas de controlo, Tableaux de Bord, e monitorizar continuamente os processos.

Características Os Seis Sigmas contemplam características de outros modelos de gestão da qualidade, tais como: -

Ênfase no controle da qualidade; Análise e solução de problemas; Uso sistemático de ferramentas estatísticas; Utilização do DMAIC (Define-Measure-Analyse-Improve-Control) definir, medir, analisar, melhorar, controlar) e do PDCA (Plan-Do-Check-Act: planear, executar, verificar, actuar).

Contudo, os Seis Sigmas abrangem não só o método estatístico, mas também, o alinhamento da qualidade com as estratégias da organização, além da forte ênfase na relação custo - benefício dos projectos de melhoria.

Problemas - DMAIC é usado para projectos direccionados para a melhoria de processos de negócios já existentes; - DMADV é usado para projectos direccionados para criar novos desenhos de produtos e processos. Assim: DMAIC (Define-Measure-Analyse-Improve-Control). A metodologia DMAIC, também conhecida como DFSS ("Design For Six Sigma"), possui cinco fases: - Define the problem: definição do problema a partir de opiniões de consumidores e objectivos do projecto; - Measure key aspects: medir os principais aspectos do processo actual bem como coleccionar dados importantes; - Analyse the data: analisar os dados para investigar relações de causa e efeito. Verificando se todos os factores foram considerados, determinar quais são as interligações. Dentro da investigação, procurar a causa principal dos defeitos;

12 · MANUTENÇÃO

Um dos maiores problemas dos Seis Sigmas é o facto de muitas organizações não entenderem de forma correcta a metodologia, fazendo com que os conceitos envolvidos sejam transmitidos de forma muitas vezes errada, prejudicando a organização.

Implementação Os principais motivos para a implementação da ferramenta são: - Iniciativa própria para melhorar a qualidade e a produtividade; - Imposição de matrizes. Os benefícios principais da implementação dos Seis sigmas são: - Diminuição dos custos organizacionais; - Aumento significativo da qualidade e produtividade de produtos e serviços; - Acréscimo e fidelização de clientes;

Breves notas sobre seis-sigmas  

Autor: Pedro Vale; Revista: Manutenção nº108

Breves notas sobre seis-sigmas  

Autor: Pedro Vale; Revista: Manutenção nº108

Advertisement