Page 1

Dossier Manutenção em Elevadores Fernando Maurício Dias Prof. do Departamento de Engenharia Eletrotécnica Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP)

© elevatorone.ca

Neste 1.° número da revista “elevare” de 2016 é dado especial destaque ao tema da manutenção, este que é e sempre foi um tema controverso uma vez que a manutenção dos ascensores depende fortemente da EMIE, nomeadamente da sua maior ou menor competência para a realizar e, também, do maior ou menor tempo disponibilizado para a sua execução. Partindo do princípio que todas as EMIEs possuem a mesma capacidade técnica para realizar uma adequada manutenção aos equipamentos, somos levados a concluir que a boa, ou má, manutenção está mais associada a questões comerciais. Por outro lado, no nosso setor, embora parecendo esquecidas, há duas Normas Europeias, já com estatuto de Normas Portuguesas, que tratam deste assunto e que são um bom auxílio para tornar a manutenção mais eficiente e eficaz. Saliento que só raras exceções de EMIE conhecem e/ou utilizam estas Normas. Recomendo a leitura e aplicação dos requisitos apresentados em: >

NP EN 627:1996 - Regras para o registo de ocorrências e vigilância de ascensores, escadas mecânicas e tapetes rolantes;

>

NP EN 13015:2001+A1:2009 - Manutenção de elevadores e de escadas mecânicas; Regras para as instruções de manutenção.

A Norma NP EN 627:1996 descreve os métodos e os meios para registar dados relativos ao estado do ascensor, escada mecânica e tapete rolante. Estes dados têm por objetivo auxiliar a manutenção e podem aplicar-se em instalações de um ou vários aparelhos. Quanto à Norma NP EN 13015:2001+A1:2009 são especificados os elementos necessários para a preparação de instruções para as operações de manutenção, as quais são fornecidas para as novas instalações de ascensores, ascensores de carga, monta-cargas, escadas mecânicas e tapetes rolantes. É de notar que esta Norma não se aplica a instalações existentes, no entanto, pode e deve ser tomada como referência. Neste Dossier encontram artigos de elevado nível sobre o tema da manutenção que esperamos que seja um auxílio para as organizações melhorarem a sua manutenção, quer ao nível da sua organização quer ao nível da identificação dos pontos-chave.

elevare 27

Dossier Manutenção em Elevadores  

Autor: Fernando Maurício Dias; Revista: elevare nº6

Dossier Manutenção em Elevadores  

Autor: Fernando Maurício Dias; Revista: elevare nº6

Advertisement